Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em terrenos montanhosos, geralmente são necessários muitos cortes e aterros para adequar o greide da rodovia aos critérios geométricos do projeto, o que faz da implantação de dispositivos de drenagem imprescindível, pois esses elementos interceptam os deflúvios, evitando que saturação excessiva do solo e processos erosivos se desenvolvam e gerem instabilidade dos taludes. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Carregando...

Um sistema de abastecimento de água foi concebido para uma cidade que conta com uma estação chuvosa de seis meses e uma estação seca de seis meses. Para reduzir a variabilidade temporal da vazão e viabilizar a captação de água bruta durante o ano todo, foi construída, em um vale estreito, encaixado em um maciço rochoso fraturado, uma barragem de concreto, com vertedor tipo Creager, sem extravasor controlado. Na construção, houve necessidade de desmonte de rocha por meio de explosivos. Na sequência, houve a concretagem do dissipador e do maciço da barragem (vertedor Creager). O reservatório foi projetado para reservar a quantidade de água necessária para fazer frente ao consumo nos meses de estiagem. No entanto, após a inauguração e entrada em operação da barragem e estação de captação, verificou-se que, nos períodos de estiagem, a barragem não reservava o volume projetado. A perda do volume era rápida, o que obrigou as autoridades locais a instituir o racionamento no município.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I - A rápida perda de volume observada pode ter como causa a fuga de água pela fundação, permeável em face da existência de fraturas no maciço rochoso. O diagnóstico pode ser feito por meio de sondagens rotativas e de análise ecográfica, e o tratamento consiste na injeção de calda de cimento, ou de bentonita, ou, ainda, de aditivos químicos.

II - O fato de a barragem não possuir extravasor controlado, por meio de comporta, por exemplo, impede que o reservatório exerça a função de amortecer ou atenuar cheias, o que restringe seu emprego à regularização da vazão para controle de estiagem.

III - Para o dimensionamento da vazão na rede de distribuição da cidade devem ser considerados os coeficientes do dia e da hora de maior consumo.

IV - É correto o critério de cálculo da população de projeto que considere a soma da população residente e temporária, mas desconsidere a população flutuante.

Estão certos apenas os itens

Carregando...

Uma obra pública de um empreendimento potencialmente poluidor estava sendo planejada para ser licitada e iniciada no corrente ano. Atendendo às exigências da Resolução do CONAMA n.º 237/1997, para que o empreendimento seja licitado e a obra iniciada, é condição obrigatória que sejam obtidos(as)

Carregando...

Durante o processo licitatório de uma obra em que foi adotado o regime diferenciado de contratações públicas (RDC), o edital previa que os licitantes apresentassem suas ofertas por meio de lances públicos e sucessivos, decrescentes, sem apresentação de lances intermediários. Com referência a essa situação, é correto afirmar que foram adotados, respectivamente, o modo de disputa e o critério de julgamento

Carregando...

Para licitar uma obra pública, a licitante deverá comprovar sua aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, mediante apresentação de atestados

Carregando...

Com base na estrutura de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), os riscos estão inseridos na parcela de

Carregando...

Ao avaliar os resultados obtidos durante os seis primeiros meses de construção do anexo ao edifício-sede de um órgão público, um engenheiro constatou desvios em relação ao cronograma e ao orçamento planejados. A obra tem duração prevista de dez meses. As informações coletadas foram agrupadas na tabela e no gráfico precedentes.

Com base no texto 1A5AAA, considerando a data de status referente ao 6.º mês e o cronograma previsto, é correto afirmar que a obra está

Carregando...

A respeito das características físicas dos materiais indicados para compor as camadas do pavimento, assinale a opção correta.

Carregando...

Na ficha de composição de preços unitários (CPU) de um determinado serviço de engenharia, o coeficiente dos insumos representa para o serviço a ser executado, no caso de

Carregando...

Em adutoras, os elementos acessórios colocados em pontos elevados das tubulações e responsáveis pela expulsão de ar durante o enchimento da linha ou do ar que normalmente se acumula nesses pontos são

Carregando...

As peças submetidas à flexão composta sofrem ação de flexão acompanhada de

Carregando...

Considerando as informações apresentadas na figura precedente, assinale a opção correta acerca de relatórios de sondagens do tipo SPT (standard penetration test) e assuntos correlatos.

Carregando...

A estrutura do pavimento pode ser composta por diversos tipos de materiais, conforme a concepção do projeto, que deve primar pelas soluções técnica e economicamente mais viáveis. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Carregando...

Durante a execução da construção de um prédio público, com previsão para concluir em vinte e quatro meses, o cronograma físico-financeiro anexo ao contrato registrava, no momento da medição, uma previsão de execução acumulada de 50%, estando a construtora em condições de medir cumulativamente 40% da obra.

Com base nessa situação hipotética, é possível inferir que a obra está

Carregando...

No que se refere à engenharia portuária, julgue os itens que se seguem.

I - O cais de paramento aberto possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos.

II - Os cais podem ser contínuos ou descontínuos, em função do tipo de navio que devem tender, sendo os cais descontínuos destinados à atracação dos navios de carga geral.

III - A mínima cota requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, cujo período de retorno deve situar-se bem acima da recorrência anual.

IV - As obras de acostagem são dimensionadas em função de fatores como a movimentação de cargas e passageiros, os tipos de equipamentos para movimentação, os impactos de atracação de embarcações, as ações de ventos, ondas, e correntes e os empuxos de terra e hidrostáticos.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282