Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q758479

De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,

na sociedade atual, a produção de ciência e tecnologia afeta diretamente a vida das pessoas.

Carregando...
Q758493

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

A substituição da expressão “em que" (l.8) pelo termo onde manteria a correção gramatical do texto.

Carregando...
Q758481

De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,

o investimento em pesquisa científica foi determinante para o sucesso das ações de combate e controle ao vírus zika em 2016 e à cura dos pacientes por ele infectados.

Carregando...
Q758486

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

O isolamento da expressão “de forma muito rápida" (l.15) por vírgulas preservaria a coesão e a correção gramatical do texto.

Carregando...
Q758480

De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,

os avanços em pesquisa durante a transição do século XX para o século XXI foram os que, historicamente, mais trouxeram benefícios para a sociedade.

Carregando...
Q758492

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

O texto, tipicamente argumentativo, apresenta informações acerca do ensino superior com o propósito de convencer o leitor da importância desse nível de ensino na formação educacional do cidadão brasileiro.

Carregando...
Q758485

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se o trecho “A revolução (...) para o atual” (l. 7 a 10) fosse reescrito da seguinte forma: A revolução nas comunicações, na produção de alimentos, na diversificação de máquinas, nos equipamentos e na sofisticação da medicina atestam avanços extraordinários alcançados pela sociedade, na transição do século XX para o atual.

Carregando...
Q758491

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

De acordo com o texto, compete ao Ministério da Educação legislar sobre o ensino superior ofertado nas universidades brasileiras.

Carregando...
Q758484

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

Mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto, a expressão “dia a dia" (l.6) poderia ser substituída por cotidiano.

Carregando...
Q758496

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

Caso o termo “ponderada" (l.27) fosse substituído por calculada, a coerência do texto seria mantida, embora seus sentidos fossem alterados.

Carregando...
Q758489

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

Na linha 36, a expressão “a isso” retoma, de forma imediata e restrita, o termo “sociedade”.

Carregando...
Q758488

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

No texto, o termo “Ainda assim" (l.26) expressa a mesma noção que exprimiria a locução Não obstante.

Carregando...
Q758495

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

A vírgula logo após “país” (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto.

Carregando...
Q758490

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

A substituição da forma verbal “ficarão" (l.42) por ficam preservaria a coerência e as ideias originais do último período do texto.

Carregando...
Q758483

De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,

a ausência de apoio financeiro à pesquisa científica brasileira foi atribuída pelo setor de ciência e tecnologia à “limitação e instabilidade no fluxo dos recursos” (l.29) e à “percepção de que pouco uso é feito dos conhecimentos gerados” (l. 30 e 31).

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Certo
  • 11) Errado
  • 12) Certo
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282