Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 69 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q757356

Julgue o próximo item, a respeito de administração e planejamento em serviço social e do instrumental de pesquisa em processos de investigação social.

No processo de planejamento social, o estudo de situação consiste na caracterização, na compreensão e na explicação de determinada situação. As características desse processo incluem o levantamento de hipóteses preliminares, a coleta de dados e a identificação de prioridades de intervenção.

Carregando...
Q757351

Julgue o próximo item, a respeito de administração e planejamento em serviço social e do instrumental de pesquisa em processos de investigação social.

Pesquisa consiste em atividade essencial da ciência, desde a indagação até a construção da realidade. No caso da pesquisa qualitativa, o objeto se restringe ao que pode ou que deve ser quantificado.

Carregando...
Q757332

A respeito da prática profissional do assistente social, suas áreas, seus limites e seus desafios de atuação, julgue o próximo item.

O componente ideopolítico que perpassa a prática profissional do assistente social articula convicções políticas e concepções ideológicas no momento da intervenção profissional.

Carregando...
Q757318

A respeito da assistência social como campo de política pública, julgue o seguinte item.

O serviço social está subordinado à política de assistência social, sem prejuízo da autonomia e da ética profissionais.

Carregando...
Q757320

A respeito da assistência social como campo de política pública, julgue o seguinte item.

A assistência social é um bem essencial à sociedade e à dignidade humana.

Carregando...
Q757325

Na cidade de Bela Vista, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece serviços como o de convivência comunitária, que beneficia oitenta e três crianças e adolescentes, com atividades promovidas no contraturno escolar. A programação é conduzida por uma equipe interprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, acerca de aspectos relacionados à política de assistência social.

A efetivação da oferta de serviço socioassistencial exige a composição de uma equipe profissional mínima dentro do seu nível de complexidade de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), comprometida a desenvolver o trabalho de acordo com a tipificação nacional de serviços socioassistenciais.

Carregando...
Q757344

De acordo com a Política Nacional e Estatuto do Idoso, julgue o item a seguir.

Se o idoso não estiver no domínio de suas faculdades mentais para optar pelo melhor tratamento de saúde, somente o curador, os familiares ou o médico responsável poderão decidir a respeito.

Carregando...
Q757363

Acerca da saúde do trabalhador e da qualidade de vida no trabalho, julgue o item subsequente.

O assistente social que compõe equipe interdisciplinar na área da saúde do trabalhador deve ter a competência de entender e agir sobre as relações que permeiam o processo de saúde-doença e o trabalho.

Carregando...
Q757349

A respeito de conciliação e mediação de conflitos, julgue o item subsequente.

O mediador poderá atuar como árbitro e(ou) como testemunha, mesmo em processo judicial pertinente a conflito em que tenha atuado como mediador.

Carregando...
Q757368

Considerando o debate contemporâneo sobre família e serviço social, julgue o item a seguir.

A intervenção do assistente social no âmbito familiar inicia-se com a observação esquadrinhada do cotidiano e finaliza-se com a fragmentação da família como grupo social, com vistas a responder a demandas individuais dos membros da família.

Carregando...
Q757337

A respeito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, julgue o item que se segue.

A legislação que instituiu a política em questão insere sob a sua proteção todos os trabalhadores, incluindo aprendizes, estagiários, aposentados e desempregados.

Carregando...
Q757375

A respeito da história e da constituição da categoria dos profissionais de serviço social em suas dimensões políticas, culturais e organizacionais, julgue o item a seguir.

O Código de Ética Profissional do Assistente Social editado em 1986 preconizou o compromisso da categoria, por meio da prática profissional, com os interesses da classe trabalhadora, o que representou uma oposição ao neotomismo.

Carregando...
Q757382

Acerca da relação entre responsabilidade social corporativa e serviço social, julgue o próximo item.

Por ser orientada pelo conceito de responsabilidade social corporativa, a atuação do assistente social em espaço empresarial, pautado na lógica capitalista, viola o Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, que zela por uma ordem societária isenta de exploração de classe, etnia e gênero.

Carregando...
Q757313

Com o Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, iniciou-se o processo de construção de uma nova ética profissional. Julgue o item a seguir, a respeito das conquistas nessa área.

A ética profissional, em todas as suas dimensões, é autônoma e independente da capacitação teórica e da prática política nas atividades profissionais.

Carregando...
Q757370

Julgue o próximo item, relativo aos processos de trabalho do serviço social e ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital.

A violação do princípio da autonomia do assistente social para estabelecer as linhas mestras de intervenção resulta na alienação do processo de trabalho.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Errado
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282