Mem. 123/2016-DCF
Em 22 de março de 2016.
Ao Sr. Diretor de Infraestrutura
Assunto: instalação de pontos de rede
1 Solicito a Vossa Senhoria verificar a viabilidade de instalar
quatro pontos de rede na sala desta Diretoria.
2 A instalação desses pontos é necessária para dar
prosseguimento às atividades desenvolvidas neste setor.
3 Certo de contar com as providências e com a atenção especial
de Vossa Senhoria, antecipo meus agradecimentos e renovo
protesto de elevada consideração.
Atenciosamente,
[nome do signatário]
[cargo do signatário]
Tendo como referência o documento hipotético apresentado, julgue
os próximos itens com base no disposto no Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
Para garantir a adequação da linguagem no que se refere a aspectos como a impessoalidade, devem-se evitar as expressões utilizadas no terceiro parágrafo do texto.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
A oração “que irão sofrer os reflexos da deliberação” (L. 22 e 23) é indispensável ao sentido do período, pois delimita a referência de “pessoas” (L.22).
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, seu primeiro parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: Na democracia participativa, existe várias formas de atuação do cidadão na condução política e administrativa do Estado, destacando, no Brasil, as audiências públicas na Constituição e nas demais leis.
No texto, a expressão “havia tudo por fazer" (L.3) tem sentido
equivalente ao da expressão “criar um país a partir do nada"
(L.11).
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após “tempo” (L.7) fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).
Com relação ao sistema operacional Windows e ao ambiente Microsoft Office, julgue os itens a seguir.
No PowerPoint 2010, ao selecionar a opção Salvar e Enviar no
menu Arquivo e, em seguida, a opção Criar vídeo, o usuário
poderá converter uma apresentação de eslaides em vídeo para
publicação na Web ou em outras mídias e ajustar, se
necessário, o tamanho do arquivo multimídia e a qualidade do
vídeo.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
As expressões “Tal instituto” (L.10) e “Esse princípio” (L.11) retomam, pelo sentido, a expressão “As audiências públicas” (L.6).
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
No trecho “segundo o qual o poder político não apenas emana do povo (...) mas comporta a participação direta do povo” (L. 17 a 19), a locução “não apenas (...) mas” introduz no período ideia de adição.
No segundo parágrafo do texto, a respeito da “outra frente” (L.16), apresentam-se as seguintes informações, nesta ordem: plano externo, resultados obtidos e objetivos pretendidos.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Preservando-se a correção gramatical e o sentido original do texto, seu primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: Depois de ter ultrapassado as primeiras urgências da vinda de D. João à colônia, chegou o momento de começar a trabalhar.
Com relação ao sistema operacional Windows e ao ambiente Microsoft Office, julgue os itens a seguir.
Pelo Painel de Controle do Windows, é possível acessar mais
rapidamente os ícones dos programas fixados pelo usuário ou
dos programas que estão em uso.
No que diz respeito aos ambientes e aplicativos de acesso a Internet, julgue os próximos itens.
Computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
No texto, a ideia expressa em “o poder político (...) a participação direta do povo” (L. 17 a 19) reforça a ideia expressa em “dever de escutar-se o público” (L.12).
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
O pronome ele, em “dele” (L.18), refere-se a “o poder político” (L.17).
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
No início do último parágrafo do texto, os travessões foram empregados para isolar informação adicional que se intercala no discurso.