Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.
Na linha 13, a oração “aceitar a argumentação" funciona como complemento do adjetivo “difícil".
O tema central do texto é explorado pela perspectiva do
conflito entre a crença nas tradições religiosas populares e o
ceticismo em relação a elas.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.
O sentido original e a correção gramatical do texto seriam
mantidos caso a oração “Peço sempre a Deus que me livre de
semelhante tentação" (l. 16 e 17) fosse reescrita da seguinte
forma: Rogo-lhe constantemente que Deus me livre de
semelhante tentação.
People with disabilities can use websites and web tools
when they are properly designed. However, currently many sites
and tools are developed with accessibility barriers that make it
difficult or impossible for some people to use them.
The absence of an alternative text is the classic example.
Sites and tools with images should include equivalent alternative
text in the markup/code.
If an alternative text is not provided for images, the image
information is inaccessible, for example, to people who cannot see
and have to use a screen reader that reads aloud the information on
a page, including the alternative text for the visual image.
When an equivalent alternative text is presented, in HTML
format, for example, information is available to everyone to people
who are blind, as well as to people who turned off images on their
mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area
with low bandwidth who turned off images to speed download, and
others. It is also available to technologies that cannot see the image,
such as search engines.
Another example of barrier is the lack of keyboard input.
Some people cannot use a mouse, including many elderly users with
limited fine motor control. An accessible website does not rely on
the mouse; it provides all functionality via a keyboard.
Just as images are not available to people who cannot see,
audio files are not available to people who cannot hear. Providing
a text transcript makes the audio information accessible to people
who are deaf or hard of hearing.
It is easy and relatively inexpensive for website developers
to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also
transcription services that create text transcripts in HTML format.
Most of the basics of accessibility are even easier and less
expensive than providing transcripts. However, the proper
techniques are poorly integrated into some web tools, education,
and development processes.
Internet: <https://www.w3.org> (adapted).
Judge the following items according to the text above.
HTML provides solutions for dealing with barriers faced by blind and deaf people.
Com base nas disposições da Lei n.º 8.037/2014, que dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores do TCE/PA, julgue os itens seguintes.
É vedado o exercício da atividade de controle externo da administração pública por servidores comissionados.
Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.
Caso se solicite ao gestor de serviços de um órgão a elaboração, com base no ITIL 3, de um plano que elenque diferentes previsões das demandas de negócio e custos de acordo com o nível de serviço acordado, o artefato correto para atender a essa demanda será o plano de continuidade de negócio.
Considerando que determinado órgão da administração pública federal pretenda realizar uma licitação para contratar serviços de tecnologia da informação, julgue os próximos itens com base na Lei n.º 10.520/2002 e na Instrução Normativa do MPOG/SLTI n.º 4/2014.
O edital da licitação deverá conter a indicação da remuneração dos empregados dos fornecedores dos serviços, uma forma de garantir o respeito ao piso salarial da categoria de trabalhadores contratados e de atender ao princípio da publicidade.
Em relação aos princípios de segurança da informação, criptografia e certificação digital, julgue os itens a seguir.
Em criptografia assimétrica, para se recuperar um texto claro oriundo de um texto cifrado com uma chave pública e um algoritmo de criptografia, deve-se utilizar a chave privada associada e o correspondente algoritmo de decriptografia.
Mem. 23/2013–TC
Brasília, 15 de março de 2016.
Assunto: Aquisição de novos computadores.
Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia
estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,
solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para
a aquisição de novos equipamentos de informática para
o Departamento de Recursos Humanos.
As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto
ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser
apresentados na próxima reunião.
Abraços,
Senhor João da Silva
A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que
se seguem com base nas normas do Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
O emprego de Abraços como fecho do documento apresentado contraria as determinações do MRPR quanto às características da redação oficial, especialmente no que se refere à formalidade e à impessoalidade.
Com relação às regras constitucionais e legais que regem o exercício do controle externo, julgue os itens que se seguem.
Em respeito ao princípio da transparência, as denúncias e representações submetidas à apreciação do TCE/PA deverão ser de caráter público desde a sua apresentação.
Para o narrador, as pessoas de idade avançada são pouco
tolerantes para com os mais jovens e mais tolerantes em
relação ao sobrenatural.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.
A supressão da vírgula empregada no trecho “a arte do
inimigo, vária" (l.20) prejudicaria o sentido original do texto.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.
Os sujeitos das orações “como alegam” (R.6) e “segundo argumentam” (R.8) são indeterminados.
People with disabilities can use websites and web tools
when they are properly designed. However, currently many sites
and tools are developed with accessibility barriers that make it
difficult or impossible for some people to use them.
The absence of an alternative text is the classic example.
Sites and tools with images should include equivalent alternative
text in the markup/code.
If an alternative text is not provided for images, the image
information is inaccessible, for example, to people who cannot see
and have to use a screen reader that reads aloud the information on
a page, including the alternative text for the visual image.
When an equivalent alternative text is presented, in HTML
format, for example, information is available to everyone to people
who are blind, as well as to people who turned off images on their
mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area
with low bandwidth who turned off images to speed download, and
others. It is also available to technologies that cannot see the image,
such as search engines.
Another example of barrier is the lack of keyboard input.
Some people cannot use a mouse, including many elderly users with
limited fine motor control. An accessible website does not rely on
the mouse; it provides all functionality via a keyboard.
Just as images are not available to people who cannot see,
audio files are not available to people who cannot hear. Providing
a text transcript makes the audio information accessible to people
who are deaf or hard of hearing.
It is easy and relatively inexpensive for website developers
to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also
transcription services that create text transcripts in HTML format.
Most of the basics of accessibility are even easier and less
expensive than providing transcripts. However, the proper
techniques are poorly integrated into some web tools, education,
and development processes.
Internet:
Judge the following items according to the text above.
HTML format is a kind of search engine.
Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.
No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são
diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios
distintos; para não haver superposição e sombreamento dos
objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre
as atividades desses domínios.