Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 45 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue os itens seguintes.

O tema central do texto é explorado pela perspectiva do

conflito entre a crença nas tradições religiosas populares e o

ceticismo em relação a elas.

Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

O sentido original e a correção gramatical do texto seriam

mantidos caso a oração “Peço sempre a Deus que me livre de

semelhante tentação" (l. 16 e 17) fosse reescrita da seguinte

forma: Rogo-lhe constantemente que Deus me livre de

semelhante tentação.

People with disabilities can use websites and web tools

when they are properly designed. However, currently many sites

and tools are developed with accessibility barriers that make it

difficult or impossible for some people to use them.

The absence of an alternative text is the classic example.

Sites and tools with images should include equivalent alternative

text in the markup/code.

If an alternative text is not provided for images, the image

information is inaccessible, for example, to people who cannot see

and have to use a screen reader that reads aloud the information on

a page, including the alternative text for the visual image.

When an equivalent alternative text is presented, in HTML

format, for example, information is available to everyone to people

who are blind, as well as to people who turned off images on their

mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area

with low bandwidth who turned off images to speed download, and

others. It is also available to technologies that cannot see the image,

such as search engines.

Another example of barrier is the lack of keyboard input.

Some people cannot use a mouse, including many elderly users with

limited fine motor control. An accessible website does not rely on

the mouse; it provides all functionality via a keyboard.

Just as images are not available to people who cannot see,

audio files are not available to people who cannot hear. Providing

a text transcript makes the audio information accessible to people

who are deaf or hard of hearing.

It is easy and relatively inexpensive for website developers

to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also

transcription services that create text transcripts in HTML format.

Most of the basics of accessibility are even easier and less

expensive than providing transcripts. However, the proper

techniques are poorly integrated into some web tools, education,

and development processes.

Internet: <https://www.w3.org> (adapted).

Judge the following items according to the text above.

HTML provides solutions for dealing with barriers faced by blind and deaf people.

Com base nas disposições da Lei n.º 8.037/2014, que dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores do TCE/PA, julgue os itens seguintes.

É vedado o exercício da atividade de controle externo da administração pública por servidores comissionados.

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.

Caso se solicite ao gestor de serviços de um órgão a elaboração, com base no ITIL 3, de um plano que elenque diferentes previsões das demandas de negócio e custos de acordo com o nível de serviço acordado, o artefato correto para atender a essa demanda será o plano de continuidade de negócio.

Considerando que determinado órgão da administração pública federal pretenda realizar uma licitação para contratar serviços de tecnologia da informação, julgue os próximos itens com base na Lei n.º 10.520/2002 e na Instrução Normativa do MPOG/SLTI n.º 4/2014.

O edital da licitação deverá conter a indicação da remuneração dos empregados dos fornecedores dos serviços, uma forma de garantir o respeito ao piso salarial da categoria de trabalhadores contratados e de atender ao princípio da publicidade.

Em relação aos princípios de segurança da informação, criptografia e certificação digital, julgue os itens a seguir.

Em criptografia assimétrica, para se recuperar um texto claro oriundo de um texto cifrado com uma chave pública e um algoritmo de criptografia, deve-se utilizar a chave privada associada e o correspondente algoritmo de decriptografia.

Mem. 23/2013–TC

Brasília, 15 de março de 2016.

Assunto: Aquisição de novos computadores.

Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia

estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,

solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para

a aquisição de novos equipamentos de informática para

o Departamento de Recursos Humanos.

As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto

ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser

apresentados na próxima reunião.

Abraços,

Senhor João da Silva

A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que

se seguem com base nas normas do Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

O emprego de Abraços como fecho do documento apresentado contraria as determinações do MRPR quanto às características da redação oficial, especialmente no que se refere à formalidade e à impessoalidade.

Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue os itens seguintes.

Para o narrador, as pessoas de idade avançada são pouco

tolerantes para com os mais jovens e mais tolerantes em

relação ao sobrenatural.

Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

A supressão da vírgula empregada no trecho “a arte do

inimigo, vária" (l.20) prejudicaria o sentido original do texto.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

Os sujeitos das orações “como alegam” (R.6) e “segundo argumentam” (R.8) são indeterminados.

People with disabilities can use websites and web tools

when they are properly designed. However, currently many sites

and tools are developed with accessibility barriers that make it

difficult or impossible for some people to use them.

The absence of an alternative text is the classic example.

Sites and tools with images should include equivalent alternative

text in the markup/code.

If an alternative text is not provided for images, the image

information is inaccessible, for example, to people who cannot see

and have to use a screen reader that reads aloud the information on

a page, including the alternative text for the visual image.

When an equivalent alternative text is presented, in HTML

format, for example, information is available to everyone to people

who are blind, as well as to people who turned off images on their

mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area

with low bandwidth who turned off images to speed download, and

others. It is also available to technologies that cannot see the image,

such as search engines.

Another example of barrier is the lack of keyboard input.

Some people cannot use a mouse, including many elderly users with

limited fine motor control. An accessible website does not rely on

the mouse; it provides all functionality via a keyboard.

Just as images are not available to people who cannot see,

audio files are not available to people who cannot hear. Providing

a text transcript makes the audio information accessible to people

who are deaf or hard of hearing.

It is easy and relatively inexpensive for website developers

to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also

transcription services that create text transcripts in HTML format.

Most of the basics of accessibility are even easier and less

expensive than providing transcripts. However, the proper

techniques are poorly integrated into some web tools, education,

and development processes.

Internet: (adapted).

Judge the following items according to the text above.

HTML format is a kind of search engine.

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.

No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são

diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios

distintos; para não haver superposição e sombreamento dos

objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre

as atividades desses domínios.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282