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Q228999

Nas décadas passadas, os métodos de avaliação de desempenho apreciavam apenas o esforço e o produto do trabalho das pessoas nas organizações. Em virtude disso, diversas promessas foram apresentadas em importantes obras da área ressaltando a concepção de que os problemas tipicamente associados às práticas de avaliação de desempenho, como severidade, efeito halo e leniência, pudessem ser solucionados por meio de alternativas técnicas como a avaliação 360º. Atualmente, uma corrente de pesquisadores e praticantes da área de avaliação de desempenho e de gestão de pessoas tem resgatado uma antiga ferramenta denominada administração por objetivos, cujo cerne consiste em garantir maior participação dos indivíduos nas decisões a respeito de seus objetivos, suas metas e estratégias de trabalho e de acompanhamento e feedback. De acordo com essa corrente, a avaliação não pode ser considerada uma ferramenta compartimentada de gestão de pessoas, mas sim parte dependente de um sistema organizacional mais amplo, designado gestão do desempenho, cujo gerenciamento de aspectos estruturais, estratégicos e contextuais promove impactos de modo decisivo no comportamento e na produtividade de indivíduos e de grupos de trabalho.

Tendo o texto acima como referência inicial, redija um texto dissertativo acerca da importância do papel das lideranças organizacionais na efetividade das práticas de gestão do desempenho tal como estabelecido no Decreto n.º 7.133/2010, cujo cerne se baseia na ferramenta da administração por objetivos descrita no texto motivador acima exposto. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

• relevância do estabelecimento de pacto entre lideranças e empregados no que concerne aos objetivos, às metas e às estratégias de trabalho;

• importância de as lideranças proverem condições psicológicas e sociais favoráveis ao desempenho individual;

• papel das sessões contínuas de feedback entre lideranças e empregados/equipes de trabalho.

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