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Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam

contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século

XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens

subsecutivos.

O conceito de tipo ideal na teoria sociológica de Max Weber busca definir o modo com que certo objeto da sociologia pode ser delimitado conceitualmente, sem pretensão de que ele seja apresentado como um ideal a ser almejado.

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, o ensino de sociologia no ensino médio surgiu antes dos cursos superiores de ciências sociais, o que explica, parcialmente, as discussões recentes sobre o conteúdo e a nomenclatura dessa disciplina quanto à sua inclusão no ensino médio.

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das

principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,

julgue os itens subsequentes.

Em As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile

Durkheim argumenta continuamente no sentido de apontar a

reciprocidade mútua que há entre o indivíduo e a sociedade.

Isso significa, em última instância, que um não pode ser

pensado sem o outro, pois, apesar de existir uma dimensão

individual da experiência, esta se encontra sempre

condicionada pelo exterior, ou seja, por aspectos e elementos

que antecedem a existência individual.

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do

Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,

a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto

considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem

teórica, julgue os itens seguintes.

Herbert Marcuse, em seu ensaio, de 1964, intitulado Industrialismo e Capitalismo na Obra de Max Weber, considera que o sociólogo alemão contribuiu criticamente para a interpretação do social, ainda que não tenha sido capaz de levar à última instância as consequências de seus próprios diagnósticos.

Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam

contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século

XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens

subsecutivos.

Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, considera que é possível distinguir três tipos de ação social: a carismática, a ação social com relação a fins e a ação tradicional.

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes destacou o dilema educacional brasileiro. Nesse sentido, a preocupação central entre as décadas de 1950 e 1960, quanto a esse dilema, dizia respeito a um problema que tem como raiz o aspecto institucional.

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia

surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O

caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um

entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto

e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao

nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas

sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,

Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a

seguir.

De acordo com o individualismo metodológico, a explicação sociológica deve ter em conta a racionalidade que atores intencionais desenvolvem em situações de interação.

Uma das razões que fazem da cidade um lugar

especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social

em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se

desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu

desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à

experimentação.

R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud

Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia. São

Paulo: Ensaio, 1994 . p.192 (com adaptações).

Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia

urbana, julgue os itens de 77 a 81 .

Estratificação é o fenômeno social que se manifesta em sociedades simples e consiste na distribuição equitativa dos recursos econômicos, políticos e culturais, o que acarreta a existência de grupos sociais em diferentes posições na estrutura social.

De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da

sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da

institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina

acadêmica e um campo de pesquisa.

A educação é um fenômeno social, presente em toda e qualquer cultura, que hominiza o homem, de acordo com a teoria durkheimiana.

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade,

como uma ciência “compreensiva" que, por interpretação, mas sem

artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais

de um agentes em função do comportamento de outrem e,

consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade

social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da

Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos

fenômenos do comportamento social e das formas sociais de

dominação, julgue os itens seguintes.

Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo.

Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich

Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.

Conforme exposto em O Capital, a quantidade ou a grandeza do que Karl Marx denomina capital constante é irrelevante para o cálculo da taxa de mais-valia.

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das

principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,

julgue os itens subsequentes.

Émile Durkheim realiza uma separação entre o modo como ocorre a representação na sociedade e no pensamento conceitual.

Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam

contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século

XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens

subsecutivos.

Ao distinguir as duas formas de individualismo, no texto As Metrópoles e a Vida Mental, Georg Simmel estabelece que o individualismo do tipo qualitativo é superior ao do tipo quantitativo.

Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira,

julgue os próximos itens.

Segundo Roberto Schwarz, o favor adquire sua importância no Brasil e se consolida com o advento do tipo específico de capitalismo, pelo fato de, no Brasil, terem sido seguidas ideias europeias sem que houvesse contextos históricos semelhantes.

Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a

temática da educação, julgue os itens que se seguem.

Quando Theodor Adorno trata do tema educação, notadamente, em sua obra Educação e Emancipação, o autor tem como objetivo ressaltar uma perspectiva educacional que visa, em primeira instância, observar a sua organização de caráter escolar.

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