Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam
contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século
XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens
subsecutivos.
O conceito de tipo ideal na teoria sociológica de Max Weber busca definir o modo com que certo objeto da sociologia pode ser delimitado conceitualmente, sem pretensão de que ele seja apresentado como um ideal a ser almejado.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, o ensino de sociologia no ensino médio surgiu antes dos cursos superiores de ciências sociais, o que explica, parcialmente, as discussões recentes sobre o conteúdo e a nomenclatura dessa disciplina quanto à sua inclusão no ensino médio.
No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das
principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,
julgue os itens subsequentes.
Em As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile
Durkheim argumenta continuamente no sentido de apontar a
reciprocidade mútua que há entre o indivíduo e a sociedade.
Isso significa, em última instância, que um não pode ser
pensado sem o outro, pois, apesar de existir uma dimensão
individual da experiência, esta se encontra sempre
condicionada pelo exterior, ou seja, por aspectos e elementos
que antecedem a existência individual.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do
Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,
a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto
considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem
teórica, julgue os itens seguintes.
Herbert Marcuse, em seu ensaio, de 1964, intitulado Industrialismo e Capitalismo na Obra de Max Weber, considera que o sociólogo alemão contribuiu criticamente para a interpretação do social, ainda que não tenha sido capaz de levar à última instância as consequências de seus próprios diagnósticos.
Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam
contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século
XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens
subsecutivos.
Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, considera que é possível distinguir três tipos de ação social: a carismática, a ação social com relação a fins e a ação tradicional.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes destacou o dilema educacional brasileiro. Nesse sentido, a preocupação central entre as décadas de 1950 e 1960, quanto a esse dilema, dizia respeito a um problema que tem como raiz o aspecto institucional.
Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia
surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O
caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um
entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto
e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao
nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas
sociologias.
Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a
seguir.
De acordo com o individualismo metodológico, a explicação sociológica deve ter em conta a racionalidade que atores intencionais desenvolvem em situações de interação.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar
especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social
em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se
desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu
desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à
experimentação.
R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia. São
Paulo: Ensaio, 1994 . p.192 (com adaptações).
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia
urbana, julgue os itens de 77 a 81 .
Estratificação é o fenômeno social que se manifesta em sociedades simples e consiste na distribuição equitativa dos recursos econômicos, políticos e culturais, o que acarreta a existência de grupos sociais em diferentes posições na estrutura social.
De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da
sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da
institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina
acadêmica e um campo de pesquisa.
A educação é um fenômeno social, presente em toda e qualquer cultura, que hominiza o homem, de acordo com a teoria durkheimiana.
Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade,
como uma ciência “compreensiva" que, por interpretação, mas sem
artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais
de um agentes em função do comportamento de outrem e,
consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade
social.
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da
Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87
Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos
fenômenos do comportamento social e das formas sociais de
dominação, julgue os itens seguintes.
Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo.
Considerando a produção intelectual de Karl Marx e Friedrich
Engels no século XIX, julgue os itens a seguir.
Conforme exposto em O Capital, a quantidade ou a grandeza do que Karl Marx denomina capital constante é irrelevante para o cálculo da taxa de mais-valia.
No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das
principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,
julgue os itens subsequentes.
Émile Durkheim realiza uma separação entre o modo como ocorre a representação na sociedade e no pensamento conceitual.
Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam
contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século
XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens
subsecutivos.
Ao distinguir as duas formas de individualismo, no texto As Metrópoles e a Vida Mental, Georg Simmel estabelece que o individualismo do tipo qualitativo é superior ao do tipo quantitativo.
Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira,
julgue os próximos itens.
Segundo Roberto Schwarz, o favor adquire sua importância no Brasil e se consolida com o advento do tipo específico de capitalismo, pelo fato de, no Brasil, terem sido seguidas ideias europeias sem que houvesse contextos históricos semelhantes.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Quando Theodor Adorno trata do tema educação, notadamente, em sua obra Educação e Emancipação, o autor tem como objetivo ressaltar uma perspectiva educacional que visa, em primeira instância, observar a sua organização de caráter escolar.