No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.
Alunos com deficit de atenção devem ser acompanhados por psicólogo apenas em situações de dificuldades de aprendizagem na escola.
Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.
Os vínculos afetivos entre professor e aluno não devem influenciar o comportamento de ambos em situações de ensino- aprendizagem, nas quais deve prevalecer o princípio da imparcialidade.
Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.
Assegura-se a disciplina em sala de aula mediante a elaboração, pelo professor, de plano de aula detalhado, que contemple os objetivos de aprendizagem, os conteúdos e os métodos de ensino.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
Segundo Vygotsky, a relação aprendizagem-desenvolvimento se concretiza na zona de desenvolvimento proximal.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
A noção sociointeracionista de indivíduo está associada à ideia de uma personalidade com características estáveis ou uniformes.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação
continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
Os programas de educação formulados pelos profissionais de uma escola devem ser embasados em metodologias que permitam a adoção e a implementação da educação inclusiva, contemplando outros atores envolvidos no contexto escolar.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.
O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.
A aprendizagem motivada pela satisfação pessoal em compreender ou dominar algo denota que a aprendizagem em si é significativa para o indivíduo.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O reflexo é um dos níveis da aprendizagem relacionado às sensações provocadas pela observação e percepção das coisas no ambiente.