No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
No contexto escolar, a aprendizagem organiza-se de acordo com projetos pedagógicos previamente definidos, tendo em vista conteúdos específicos.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
As abordagens gerais sobre aprendizagem humana restringem- se ao comportamentalismo e ao cognitivismo.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.
Por tratar-se de problema interno à escola, a gravidez na adolescência deve ser considerada um problema de educação.
No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.
Fatores externos ao ambiente escolar que influenciem o fracasso dos alunos devem ser investigados pelos psicólogos para a obtenção de informações e conhecimentos que subsidiem a elaboração de políticas públicas educacionais.
Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a
106.
O projeto pedagógico deve contemplar os interesses individuais de diversos atores dos contextos educativos a fim de possibilitar melhor controle dos processos de trabalho.
Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a
106.
A autonomia opõe-se à cooperação e ao diálogo inerentes ao processo de construção do projeto pedagógico.
Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.
Ao esclarecer dúvidas e orientar os alunos, mostrando-se predisposto a prestar-lhes auxílio, o professor consegue estabelecer, em sala de aula, um clima psicológico favorável ao estabelecimento de uma boa relação com os educandos.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
Para Vygotsky, o fenômeno da linguagem é a questão-chave da análise da natureza do social.
A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.
A assimilação e a acomodação equivalem a mecanismos ou ações que possibilitam ao indivíduo a aprendizagem de qualquer conteúdo, visto que formam a base da inteligência humana.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
O princípio da correspondência postula que tudo aquilo que se faz e que se conhece é um produto fiel da estrutura do ambiente e corresponde à realidade.
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação
continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
Uma característica importante da educação a distância (EAD) é possibilitar a disponibilidade de conteúdos no local e no momento em que estes são solicitados.
Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação
continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.
Na EAD, o público-alvo corresponde a um conjunto homogêneo de pessoas que se utilizam de métodos comuns para aprender e que compartilham experiências semelhantes.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.
A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.
A maior parte dos teóricos da aprendizagem considera que a memória humana tem uma organização hierárquica.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.