O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.
Uma contribuição do PPCD é a de formatar a prática configurada por um grupo homogêneo, com uma estrutura na qual as pessoas se aproximam, se vinculam e interagem, estabelecendo uma relação que opera a integração do conhecimento intelectual com a vivência, o que facilita a transformação da atitude perante o cuidado com a saúde.
A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.
Quando se trata de dor crônica, a avaliação dispensa uma coleta detalhada da história clínica do paciente porque o diagnóstico álgico é feito com o uso de escalas numéricas ou verbais, cujos dados oferecidos são suficientes para subsidiar as escolhas profissionais referentes ao tratamento da dor.
O psicólogo de um serviço público atendeu um jovem de
dezessete anos de idade, usuário de drogas ilícitas, e solicitou
parecer de um psiquiatra do serviço, por considerar que o
paciente poderia necessitar de tratamento medicamentoso. O
médico prescreveu uma droga psicotrópica para controle da
compulsão pela droga e ambos passaram a fazer uma assistência
conjunta do paciente.
Julgue os itens seguintes, acerca da documentação desse
atendimento.
O prontuário usado pelo psicólogo para evoluir o caso desse paciente deve ser outro que não aquele existente no serviço e utilizado pelo psiquiatra, pois ele precisa assegurar o sigilo acerca de informações íntimas colhidas do paciente, resultados de testes e demais avaliações feitas.
O psicólogo de um serviço público atendeu um jovem de
dezessete anos de idade, usuário de drogas ilícitas, e solicitou
parecer de um psiquiatra do serviço, por considerar que o
paciente poderia necessitar de tratamento medicamentoso. O
médico prescreveu uma droga psicotrópica para controle da
compulsão pela droga e ambos passaram a fazer uma assistência
conjunta do paciente.
Julgue os itens seguintes, acerca da documentação desse
atendimento.
Para inviabilizar a múltipla interpretação dos dados ao elaborar um laudo sobre a evolução desse paciente, o psicólogo deverá usar uma linguagem formal e predominantemente constituída de termos técnicos da psicologia. Devem ser incluídas também todas as informações já colhidas, de modo a não deixar lacunas para especulações.
Eduardo é usuário de cocaína e está em tratamento
psicológico de abordagem cognitiva para controle da dependência
química. Ele já informou ao psicólogo que há momentos nos
quais o desejo pelo uso da droga é percebido como incontrolável
e que situações sociais são muito propícias ao consumo da droga
porque ele se julga incapaz de conversar com amigos ou de
dançar em uma festa sem o consumo.
Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso hipotético.
Na prevenção de recaída, a estratégia de escolha é aumentar o controle externo sobre o comportamento do paciente e simultaneamente reduzir o controle interno que o próprio paciente exerce sobre seu comportamento de consumo da droga.
Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.
Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.
O desligamento do emprego deve ser desencorajado. O próprio trajeto de casa para o trabalho pode ser utilizado no processo terapêutico, se for utilizada a técnica de exposição ao estímulo temido, que em princípio parece adequada para este caso.
Um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade
moderna é a obesidade, cuja taxa de ocorrência vem crescendo de
modo preocupante e vem alcançando pessoas de diferentes
classes sociais e de diferentes idades. O papel do psicólogo é
crucial no tratamento e prevenção da obesidade, considerando
que a doença é multideterminada e que a resposta alimentar é um
dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento e para o
sucesso do tratamento. Julgue os itens de 42 a 47, acerca da
obesidade e do comportamento alimentar.
O uso do balão intragástrico para tratamento da obesidade tem maior potencial de sucesso se envolver equipes multiprofissionais, incluindo psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e endocrinologistas, de modo que sejam estabelecidas contingências positivas para a modificação do padrão alimentar e do estilo de vida do obeso. Sem essas mudanças, o paciente pode manter o mesmo consumo calórico e não perder peso durante o uso do balão ou pode perder peso e voltar a engordar logo depois que o balão for retirado.
Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.
Os pacientes são triados em um procedimento de avaliação com o uso de instrumentos padronizados e entrevistas individuais. Pacientes com indicação para o tratamento grupal que não aceitam esse formato são encaminhados para terapia individual, deixando no grupo apenas aqueles que concordam com a proposta porque esse procedimento pode aumentar a eficácia do grupo.
Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.
Crianças e adolescentes considerados tímidos por seus familiares e que concordam com essa avaliação podem ser aceitos no programa preventivo, considerando que a timidez e algumas características de personalidade são possíveis preditores de respostas sociais inadequadas ou insuficientes para o bom funcionamento do indivíduo.
Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.
Técnicas de redução da ansiedade, como dessensibilização sistemática e relaxamento, são mais rápidas, mais eficazes e implicam um contexto mais reforçador para o paciente do que as técnicas de treinamento em habilidades específicas para diferentes situações.
João, de onze anos de idade, é filho de pais autoritários,
críticos e punitivos. Quando João mostra um desempenho que
considera positivo, os pais deixam claro que aquilo nada mais é
do que uma obrigação. João fica sem graça e desiste do assunto.
Outro dia na escola, ele pensava sobre como seria bom participar
do elenco de teatro da festinha de encerramento, quando a
professora chamou seu nome e lhe ofereceu um papel. Passado o
primeiro momento de alegria, João recusou o convite com a
certeza de que o papel seria ridículo e motivo de chacota por
parte dos colegas.
Julgue os itens de 63 a 66, acerca do comportamento de
João e do desenvolvimento da personalidade sob o enfoque
fenomenológico.
João vivenciou uma experiência de discrepância, geradora da ansiedade necessária para o desenvolvimento do self ideal ou autoconceito que o indivíduo gostaria de ter.
Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a
seguir.
No âmbito do trabalho em equipe, existem competências comuns a todos os profissionais de saúde, complementares ou específicas de cada profissão e colaborativas, essenciais para o trabalho conjunto.
O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.
As equipes interprofissionais são vantajosas porque rompem a rigidez hierárquica das organizações de saúde, facilitando o processo de comunicação interna; além disso, essas equipes reúnem conhecimentos de várias áreas, aproximando pessoas diferentes.
O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.
A formação do profissional de saúde tem sido orientada por um modelo de atenção cuja racionalidade sustenta-se na fragmentação, no aprofundamento e na descrição de partes para se compreender a unidade humana que deu origem a preceitos especializantes.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.
Os atendimentos rápidos e intercalados entre os profissionais tornam-se fundamentais para a efetividade das equipes interprofissionais e do sistema de saúde como um todo, sendo desnecessário manter uma relação longitudinal no tempo com os usuários.