A função de produção Y = , onde Y é o produto, K e L são os fatores de produção, e A e b são parâmetros,
Uma empresa maximizadora de lucro, atuando num mercado em competição perfeita, fabrica e vende 100 unidades mensais de seu produto ao preço de R$ 10,00/unidade. Se os preços de todos os seus insumos aumentarem 20% e o preço de seu produto no mercado aumentar para R$ 12,00/unidade, o novo número de unidades que produzirá mensalmente será
Em um certo país, devido às mudanças nos hábitos das pessoas, ocorre o uso crescente dos cartões de crédito para fazer pagamentos. Tal prática tende a reduzir o(a)
O Fundo Monetário Internacional (FMI) tem como principal função
O gráfico abaixo mostra a curva de oferta (S) de uma indústria competitiva, considerando apenas seus custos privados.
Como a produção da indústria causa danos ambientais, se eles fossem internalizados, ou seja, representassem efetivamente custos para a indústria, a curva de oferta seria (S'), tracejada no gráfico.
Se (D), no gráfico, for a curva de demanda pelo produto e se não houver outras distorções alocativas na economia, a perda social, devido aos custos ambientais não internalizados, corresponderia à área do
Um investidor aplica R$ 1.000,00 e recebe pagamentos resultantes da aplicação após 1 e 2 períodos, conforme duas alternativas representadas pelos dois perfis, (I) e (II), mostrados nos gráficos abaixo.
O exame dos dois perfis permite concluir que o(a)
O gráfico abaixo mostra a distribuição de probabilidades de uma variável aleatória X que pode assumir os valores -1,0 e 1.
Sobre a distribuição no gráfico, NÃO é correto afirmar que seja
Em mercados bem organizados, uma opção de venda de um ativo X, com preço de exercício R$ 100,00 e data de exercício até 15/09/2010,
A função utilidade de uma pessoa, com renda de 100 unidades monetárias mensais, é dada pela expressão U = XY, onde U é a sua utilidade, X e Y são as quantidades dos dois bens consumidos. Os preços por unidade de X e de Y são iguais, e o consumidor maximiza sua utilidade sujeito à restrição de renda. Nesse caso, para essa pessoa,
Uma empresa tem um custo total, expresso em unidades monetárias, dado por CT = , onde CT é o custo total e q é o volume de produção. Logo, conclui-se que
No modelo clássico de oligopólio de Cournot, com n empresas participantes, todas iguais e com custo marginal constante, se o número de participantes n aumentar infinitamente, o preço de equilíbrio tenderá ao custo
O modelo de crescimento neoclássico simples de Solow difere do modelo de crescimento de Harrod-Domar porque