Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Gonçalves (2001), “A aprendizagem dos conteúdos é

uma aprendizagem sem corpo, e não somente pela exigência do

aluno fi car sem movimentar–se, mas, sobretudo, pelas características

dos conteúdos e dos métodos de ensino, que o colocam em um

mundo diferente daquele no qual ele vive e pensa com seu corpo."

Nesse contexto, a autora faz uma crítica à estrutura do ensino nas

nossas escolas, sobretudo às práticas das disciplinas em que o

corpo é objeto principal, quando utilizam unicamente critérios de:

Leia os itens abaixo:

I– Interessada principalmente no produto do trabalho escolar;

conteúdos como verdades absolutas; exercita a mão, a inteligência,

a memorização, o gosto e o senso moral; atividades

fixadas pela repetição; procura desenvolver em seus alunos

habilidades manuais e hábitos de precisão e limpeza.

II– Enfatiza a expressão como um dado subjetivo e individual; centrada

no processo de trabalho, na espontaneidade; a livre expressão

é seu lema; aprender a fazer, fazendo; a arte adulta deveria ser

mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da infl uência que

poderia macular a “genuína e espontânea expressão infantil".

Os itens I e II referem–se a diferentes concepções do ensino da Arte,

cada uma delas ligada a tendências pedagógicas distintas. Os referidos

itens pertencem, respectivamente, às tendências denominadas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282