No exercício de suas funções em uma instituição hospitalar, o trabalhador de saúde:
I- quando tiver a necessidade de proteger as mãos, precisará lavá-las antes e depois de usar luvas
II- quando se expuser acidental ou incidentalmente, só terá direito às medidas de proteção previstas no Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais.
III- que apresentar feridas ou lesões nos membros superiores só poderá iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação do trabalho.
IV- quando for afastado do trabalho por acidente com risco biológico, deverá exigir a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho.
V- quando existir a possibilidade de exposição a riscos biológicos, deverá exigir lavatório exclusivo para a higiene das mãos, provido de água corrente
A alternativa correta é:
Um dos critérios diagnósticos para tuberculose pulmonar é o Teste Tuberculínico (PPD), cujo resultado relevante é maior ou igual a:
A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PNSST) tem por finalidade a promoção da melhoria da qualidade de vida e da saúde do trabalhador, mediante a articulação e integração, de forma contínua, das ações do Governo no campo das interrelações entre a segurança, a saúde do trabalhador, o meio ambiente e o modelo de desenvolvimento adotado pelo país, traduzido pelos perfis de:
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil:
I- As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com diretrizes de descentralização, atendimento integral à pessoa e participação da comunidade.
II- As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada, descentralizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com diretrizes de atendimento integral à pessoa, com participação da comunidade e, de forma complementar, da rede privada.
III- As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede estadualizada e municipalizada e, portanto, se constituem num sistema duplo, organizado de acordo com diretrizes de atendimento integral à pessoa, à família e à comunidade.
IV- O atendimento de saúde deve ser entendido em toda a sua integralidade, com prioridade para os serviços assistenciais, que devem ser prestados somente pela rede privada de saúde, porém sem prejuízo das ações de promoção e prevenção da saúde da comunidade.
V- O atendimento de saúde deve ser entendido em toda a sua integralidade, com prioridade para as atividades preventivas, sendo que as atividades assistenciais devem ser exercidas pela rede privada de saúde, conveniadas pelo sistema público de saúde.
A alternativa correta é:
O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente à insalubridade de grau máximo de:
Dentre as diretrizes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a equipe de saúde do trabalhador deverá considerar:
I- as questões do processo de trabalho incidentes sobre o indivíduo, privilegiando o instrumental clínico na abordagem da relação entre a sua saúde e o trabalho
II- as questões do processo de trabalho incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico na abordagem da relação entre a sua saúde e o trabalho
III- as questões do processo de trabalho incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a sua saúde e o trabalho
IV- as ações de caráter preventivo como prioridade, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica
V- as ações de caráter assistencial como prioridade, rastreamento e diagnóstico precoce e tardio dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica
A alternativa correta é
A Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214, de 08 de junho de 1978, aprova as:
Um trabalhador em serviços de saneamento infectou-se com o Mycobacterium tuberculosis e a investigação epidemiológica estabeleceu o nexo causal com a natureza do trabalho. Diante disto, o empregador deverá adotar o seguinte procedimento:
Para fins da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PNSST), o modelo de desenvolvimento adotado pelo país é traduzido pelo seguinte perfil:
De acordo com a Lei nº 8.142/90, o Sistema Único de Saúde se dá por suas instâncias que são:
Os trabalhadores cujas atividades envolvem agentes biológicos e cuja insalubridade é caracterizada em grau máximo desenvolvem trabalho ou operações em contato permanente com:
O trabalhador está obrigado à realização dos exames médicos admissional, periódico, de mudança de função, de retorno ao trabalho e demissional previstos na seguinte Norma Regulamentadora:
O trabalhador é responsável pela conservação dos seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cabendo-lhe:
De acordo com a Instrução Normativa de Vigilância em Saúde do Trabalhador, a equipe interdisciplinar em saúde do trabalhador deve mapear os riscos dos processos produtivos:
Um trabalhador que desenvolvia trabalhos de saúde pública teve o seguinte quadro clínico descrito: início abrupto de febre (39º 40ºC), cefaleia intensa, dor retro-ocular, mialgias, artralgias, manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia) e fenômenos hemorrágicos (epistaxes, petéquias). Este trabalhador foi diagnosticado com: