No processo crescente que levou à abolição dos escravos (1888), o Brasil passou a instituir uma legislação que iria culminar com a abolição. Em 1850 foi sancionada a Lei Euzébio de Queiróz (proibição do tráfico de escravos). Em contrapartida o império instituiu a Lei das Terras, que significou:
As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em
relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que
podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e
classes menos favorecidos colocando-os em vantagem nas relações de poder;
II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das
relações de poder envolvidas na educação e no currículo;
III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a
representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes
na escola.
Pode-se afirmar que:
A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:
A Revolução Russa de 1917 marca o inicio de uma experiência cujos reflexos se fazem sentir ainda hoje. Esse movimento representou uma grande ruptura econômica, politica e social, sem precedentes, possibilitando, apesar das mais variadas pressões externas, a superação de um atraso até então secular do povo russo. Sobre esse fato, considere as seguintes preposições: I. Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, a Revolução Russa de 1917 consolidou o primeiro Estado socialista, representativo das aspirações do proletariado. II. O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, tendo neste último o principal mentor do processo de tomada ao poder. III. Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento. IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”. Podemos considerar falsas apenas as seguintes afirmativas:
A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado à América. Com raras exceções, as terras africanas e asiáticas não foram ocupadas. Ali, os europeus limitaram-se ao comércio, principalmente o de especiarias e de escravos. Por isso, no século XIX, havia grandes extensões de terras desconhecidas nos dois continentes, que Portugal e Espanha não tinham condições de explorar. Começou então uma nova corrida colonial envolvendo outras potências europeias, sobretudo as que haviam passado por uma transformação industrial, como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha e Itália. É nesse contexto que tem inicio o Imperialismo, que se caracterizou:
Entre os anos de 1820 – 1850, os Estados Unidos incorporam extensas áreas ao seu território e suas fronteiras estenderam-se do Atlântico ao Pacifico. Esse processo legou ao país sua atual formação territorial. Esse alargamento das fronteiras norte-americanas deveu-se, exceto:
Movida por disputas pelo controle político da província de Alagoas, Maceió assistiu a um conflito, em que não houve participação popular, mas que promoveu grandes tumultos para a população. O fato narrado acima pode ser descrito como:
O período monárquico atravessou um momento de maior decadência a partir de 1870,contrastando com o apogeu do Império até 1850. Podemos afirmar como fatores constitutivos da decadência imperial no período citado:
Presidente brasileiro acusado de “abrir a porta para o comunismo internacional”, com um rápido crescimento político, discursava em defesa da moralidade e em nome do combate a corrupção.
Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações, o
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que:
I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária
mínima de três mil e quatrocentas horas.
II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de
nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional,
tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino
médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.
III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:
A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano
econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como
resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e
engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que:
I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem,
sem relação com o princípio ético-político.
II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho
enquanto princípio educativo.
III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde
a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é
comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e
vivem do trabalho de outros.
IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e,
portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.
São afirmações corretas
As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das
regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência
dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através:
I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e às necessidades básicas da
aprendizagem.
II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua
importância para um país em desenvolvimento tecnológico.
III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade.
IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais.
V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores.
São afirmativas corretas:
O planejamento é definido como um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em relação ao planejamento educacional, é correto afirmar que: