Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q625293

Uma análise da História da Educação demonstra que a Educação sempre serviu a interesses diversos e, muitas vezes, antagônicos: fomentar a cidadania, criar mão-de-obra capacidade para o mercado de trabalhos, formar um pensamento crítico e assim por diante. Em uma abordagem que poderíamos chamar de sociocrítica, a função da educação escolar seria:

Carregando...
Q625292

No ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – passou a adotar um modelo avaliativo mais preocupado em mensurar habilidades. Foram cinco os eixos contemplados: domínio de linguagens; compreensão de fenômenos; enfrentamento de situações-problemas; construção argumentativa; e, por fim, elaboração de propostas. A prova, então, passou a utilizar uma teoria conhecida como:

Carregando...
Q625297

Nos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas curriculares e o ensino de História sofreram fortes influências dos debates historiográficos e pedagógicos e das mudanças paradigmáticas no âmbito da História. Os PCNs questionam os métodos e as concepções concebidos como tradicionais e afirmam que os estudos no campo da produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, têm proporcionado novos olhares aos historiadores, professores e alunos. Esses estudos têm refletido criticamente sobre os agentes condutores da história, os povos e culturas sobre os quais os estudos históricos devem lançar seus olhares, as fontes utilizadas pelos historiadores, às noções de tempo histórico e as relações entre a História e outras disciplinas. Assim, os PCNs acabaram se aproximando de qual corrente historiográfica?

Carregando...
Q625291

Um professor coloca nos objetivos de ensino que o aluno, após determinada aula, deve saber 'comparar uma célula animal com uma célula vegetal'. Que faz o professor nessa aula? Explica (descreve?) como é uma célula animal e como é uma célula vegetal. Talvez faça uma tabelinha em que coloca, lado a lado, como é uma e como é a outra. Talvez estabeleça comparações. Entretanto, não considera que sua responsabilidade ensinar a comparar, não se preocupa com o desenvolvimento dessa habilidade no aluno. Está centrado no conteúdo 'célula vegetal e animal', saber comparar é algo que o aluno deve “trazer pronto" e se ele não souber o problema não é do professor de Ciências… Só que também não é de nenhum outro…".
(Lenise Martins Garcia, UnB).
Na visão apresentada acima, a professora defende que:

Carregando...
Q625296

Os primeiros PCNs para o ensino de História trabalham com a ideia de eixos temáticos e, para o ensino fundamental, foram sugeridos quatro eixos – um para cada ciclo. Para o segundo ciclo, composto então pela 3ª e 4ª série, a temática sugerida era:

Carregando...
Q625295

Nos Parâmetros Curriculares para o ensino de História, está disciplina é apresentada como relacionada com a constituição da noção de:

Carregando...
Q625290

O discurso sobre a necessidade de avaliarmos integralmente um ser humano, focando no ensino pautado em habilidades e competência, ocupou o lugar de qual grande metanarrativa pedagógica?

Carregando...
Q625294

Em 1948 a Educação é declarada um direito humano básico e, desde então, esse direito tem sido reafirmado em diversas situações, como por exemplo: a Convenção Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), na Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Descriminação contra a Mulher (1979) e na Convenção sobre os direitos da Criança (1989). Em 1990, em Jontiem na Tailândia, esse direito foi revisitado, gerando um documento assinado por mais de 150 países que reafirmaram seu compromisso em garantir uma educação de qualidade acessível a todos e qualquer um. Nesse momento, foi elaborado o documento que ficou conhecido como:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282