Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia as afirmativas a seguir:

I. A execução de ações de saúde do trabalhador, a fiscalização da produção de alimentos e a autorização de criação de novos cursos superiores no Brasil são ações incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) é financiado com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Está incluída no campo de atuação do SUS, entre outros aspectos, a participação na fiscalização da produção de substâncias psicoativas.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho, assim como as ações de assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre seus objetivos a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas, inclui também no seu campo de atuação a realização de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir o acesso integral, universal e igualitário à população brasileira. Nesse sentido, estão incluídas no campo de atuação do SUS, entre outras ações, a formulação e execução da política de sangue e seus derivados.

II. Entre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclui-se a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do artigo 2º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assim como a realização de ações de identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Está incluído no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. A fim de atender a esse objetivo, o SUS compreende uma série de ações no seu campo de atuação, como a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano, e as ações de vigilância sanitária, epidemiológica e de saúde do trabalhador.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. É vedado ao Sistema Único de Saúde (SUS) participar da formulação da política de ações de saneamento básico, sendo de sua responsabilidade exclusivamente a execução da política de saúde.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos. Para garantir o seu adequado funcionamento, o SUS deve obedecer a alguns princípios, como o da integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde, exceto aqueles realizados em nível municipal, são ações incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

II. Com o advento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e do Sistema Único de Saúde (SUS), toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita. Para atingir tal objetivo, o SUS inclui no seu campo de atuação o incremento do desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações de vigilância sanitária.

II. Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações de assistência terapêutica integral, exceto a farmacêutica.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado e cria o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. O SUS deve obedecer a uma série de princípios, dentre os quais é possível citar o da preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde no Brasil. O funcionamento do SUS deve obedecer a alguns princípios, como o da universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282