Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q708208

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao combinarmos os conhecimentos sobre a estrutura dos verbos com o conceito de acentuação tônica, percebemos com facilidade que nas formas rizotônicas, o acento tônico cai na terminação verbal: opino, aprendam, nutro, por exemplo. Nas formas arrizotônicas, o acento tônico cai no radical: opinei, aprenderão, nutriríamos.

II. A concordância verbal foi devidamente respeitada no exemplo a seguir: "Tanto a norma-padrão como as normas cultas urbanas atua entre os indivíduos".

III. Na frase "Saímos" há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q708202

Leia as afirmativas a seguir:

I. No período "Conhecemos mais pessoas quando estamos viajando", existem seis palavras. Cada uma delas exerce uma determinada função nas orações. Em análise sintática, cada palavra da oração é chamada de termo da oração. Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração.

II. Não se deve confundir sujeito simples com a noção de singular. Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva.

III. Pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando indiretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q708206

Leia as afirmativas a seguir:

I. Verbos impessoais são os verbos que não têm sujeito. Normalmente, são usados na terceira pessoa do singular. Haver, quando sinônimo de existir, acontecer, realizar-se ou fazer (em orações temporais) são verbos impessoais.

II. Em "Júlia foi buscar a sua caneta no carro, quando percebeu que não estava em sua bolsa", a conjunção "QUANDO" tem função de explicação.

III. No exemplo seguinte, as vírgulas foram empregadas corretamente: "A polícia federal, operará, junto, a grupos militares estaduais".

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282