Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q727582

Leia as afirmativas a seguir: I. Em oncologia, a radioterapia é o método capaz de destruir células tumorais empregando fitoterápicos. II. A Vigilância à Saúde busca articular o enfoque populacional (promoção) com o enfoque de risco (proteção) e o enfoque clínico (assistência). III. A Saúde da Família é uma das principais estratégias, propostas pelo Ministério da Saúde do Brasil, para reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde, a partir da atenção básica. IV. A quimioterapia pode ser combinada com outras modalidades de tratamento em oncologia. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727587

Leia as afirmativas a seguir: I. As equipes da Unidade de Saúde da Família não possuem competência para identificar o perfil epidemiológico e sociodemográfico das famílias do território adscrito. II. A Estratégia Saúde da Família é composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos. III. A Educação Permanente em Saúde evita o desenvolvimento de práticas educativas que foquem a resolução de problemas concretos. IV. O Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB) é um sistema de informação que sistematiza os dados coletados, possibilita a sua informatização e gera relatórios de acompanhamento e avaliação. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727594

Leia as afirmativas a seguir: I. A educação popular em saúde não possui relação com a promoção da participação social no processo de formulação e gestão da política de saúde. II. No Brasil, é vedada a participação da iniciativa privada na assistência à saúde. III. A participação da comunidade é uma diretriz das ações e serviços públicos de saúde no Brasil. IV. A Vigilância à Saúde causa a não adequação das ações e serviços de saúde aos problemas, necessidades e demandas da população. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727581

Leia as afirmativas a seguir: I. Em oncologia, o tratamento primário busca remover todo o tumor e tecidos adjacentes, incluindo linfonodos regionais. II. A cirurgia reconstrutora, em oncologia, busca melhorar a função ou obter um efeito cosmético desejável. III. A quimioterapia é a tentativa de estimular a proliferação e a replicação das células tumorais ao interferir com as funções celulares. IV. A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727593

Leia as afirmativas a seguir: I. A Unidade de Saúde da Família trabalha com território de abrangência definido, sendo responsável pelo cadastramento e acompanhamento desta população. II. As informações do cadastro realizado pelas equipes das Unidades Saúde da Família, juntamente com outras fontes de informação, levam ao conhecimento da realidade da população da área de abrangência, seus principais problemas de saúde e seu modo de vida. III. Além dos trabalhadores da saúde, a Vigilância à Saúde incorpora à prática de saúde a população organizada. IV. Entre os objetivos da Estratégia Saúde da Família inclui-se a não intervenção sobre os fatores de risco a que a população está exposta. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727579

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Constituição federal, é dever do Estado brasileiro tolher o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.

II. As células em proliferação ativa são as mais sensíveis ao tratamento quimioterápico.

III. Em oncologia, a cirurgia profilática busca remover tecidos ou órgãos não vitais, que são possíveis órgão-salvo para o desenvolvimento do câncer.

IV. A dimensão educativa é inerente aos processos de trabalho em saúde, seja ao nível da sua formalização nas práticas pedagógicas reconhecidas por sua delimitação ao espaço da escola ou dos serviços de assistência à saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727592

Leia as afirmativas a seguir: I. Em relação às determinações constitucionais relacionadas à saúde, é correto afirmar que é vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. II. A Estratégia Saúde da Família procura desorganizar os serviços e as práticas profissionais na lógica da redução da saúde, disseminação de doenças e reabilitação. III. A Educação Permanente em Saúde propõe estratégias que possibilitam a construção coletiva do conhecimento. IV. A Estratégia Saúde da Família pressupõe o princípio da Vigilância à Saúde, a inter e multidisciplinaridade e a integralidade do cuidado sobre a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727650

Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família busca humanizar as práticas de saúde por meio de estabelecimento de vínculo de confiança e contribuição para a democratização do conhecimento do processo saúde-doença. II. A Estratégia Saúde da Família visa à desorganização da atenção básica no Brasil. III. O Estado brasileiro deve garantir o direito à saúde mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, entre outras ações. IV. Não compete às equipes da Unidade de Saúde da Família realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727580

Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família relaciona-se com a promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se em uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa. II. Em oncologia, a quimioterapia é usada para tratar doenças sistêmicas. III. As equipes da Unidade de Saúde da Família devem elaborar um plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde. IV. A Unidade de Saúde da Família não está inserida na atenção primária à saúde. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727596

Leia as afirmativas a seguir: I. Entre os objetivos da Estratégia Saúde da Família inclui-se a prestação da assistência integral e contínua de boa qualidade à população. II. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no Brasil, salvo nos casos previstos em lei. III. Prover o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, é uma diretriz das ações e serviços públicos de saúde no Brasil. IV. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727589

Leia as afirmativas a seguir: I. Na perspectiva da Estratégia Saúde da Família, a família e o seu espaço social constituem o núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde. II. A prática de saúde, enquanto prática educativa, tem por base o processo de capacitação de indivíduos e grupos para atuarem sobre a realidade e transformá-la. III. A quimioterapia é uma técnica que se limita à aplicação de uma dose única do medicamento para alcançar a regressão do tumor. IV. As equipes das Unidades de Saúde da Família devem não realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727591

Leia as afirmativas a seguir: I. As ações de Educação em Saúde não devem ser integradas às ações de saneamento ou à atenção integral à saúde. II. A Estratégia Saúde da Família não permite o estabelecimento de equipes multiprofissionais. III. A Estratégia Saúde da Família busca embaraçar os processos de trabalho dos profissionais da atenção básica. IV. As equipes da Unidade de Saúde da Família devem reconhecer os problemas de saúde prevalentes e os riscos a que a população do território adscrito está exposta. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727595

Leia as afirmativas a seguir: I. Em oncologia, a cirurgia paliativa ocorre quando a cura não é possível. O seu objetivo é trazer conforto e promover uma vida satisfatória e produtiva. II. A Vigilância à Saúde é uma proposta de redefinição das práticas sanitárias que não se fundamenta no princípio de integralidade. III. A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, é uma diretriz das ações e serviços públicos de saúde no Brasil. IV. A Estratégia Saúde da Família busca reduzir a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727588

Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família busca realizar a análise permanente da situação de saúde da população. II. No Brasil, a saúde é direito de todos e dever do Estado. III. No Brasil, as instituições privadas podem participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio. IV. O funcionamento das Unidades de Saúde da Família se dá pela atuação de uma ou mais equipes de profissionais que devem se responsabilizar pela atenção à saúde da população, vinculada a um determinado território. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) E
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282