Considere o texto.
Café, chocolate e chá tornaram-se bebidas muito apreciadas quando ___________ o açúcar. Já as frutas, alguns estudiosos __________, até então, apenas um remédio; porém, associadas ao açúcar, passaram a saborosas sobremesas.
De acordo com a colocação dos pronomes e com o emprego do sinal indicativo de crase determinados pela norma-padrão, as lacunas desse texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:
Tratando do agrupamento de gêneros textuais, Schneuwly et al. (Gêneros orais e escritos na escola), apresentam um quadro contendo os aspectos tipológicos. De acordo com esse quadro, o texto “Formação de leitores” caracteriza- se pela
Tratando das expressões nominais referenciais, Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (Ler e Escrever – estratégias de produção textual) afirmam que tais expressões desempenham funções cognitivo-discursivas de grande relevância na construção textual do sentido, podendo reativar informações para o leitor, bem como apresentar- -lhe uma nova informação.
A expressão do primeiro parágrafo do texto compatível com essa descrição é:
Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula e do ponto e vírgula segue o mesmo princípio observado na passagem – O medo é frequente, e o amor, raro. A traição, uma banalidade; a fidelidade, um milagre
Assinale a alternativa redigida de acordo com a norma-padrão de concordância e de colocação de pronomes átonos.
Os trechos “muitas morrendo com a boca cheia de capim” (1o parágrafo) e “o que impulsionou o consumo de açúcar” (4o parágrafo) podem ser substituídos, respectivamente e sem alteração de sentido, por:
A estratégia empregada pela autora no primeiro parágrafo, fazendo referência a uma pesquisa de três instituições, tem o condão de
Para responder a esta questão, considere as expressões destacadas nas passagens inicial e final do texto e no trecho a seguir. Sinceramente não se sabe por que tão poucos leem. E seria possível afirmar que o declínio do percentual de leitores ocorre porque as mídias visuais são mais atrativas? É difícil encontrar a razão por que apenas metade da população lê.
À vista das expressões do texto e do trecho, é correto afirmar, como regra abrangente para justificar as ocorrências:
Na passagem – É preciso (I) entender (II) que o ato da leitura é espaço dialógico entre o mediador, o texto e o aluno ... – é correto afirmar acerca das orações (I) e (II):
De acordo com Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (Ler e escrever- estratégias de produção textual), as expressões “isto é” e “ou seja” (1o e 2o parágrafos) são elementos de progressão
Tendo em vista os termos destacados nas passagens – (I) E que deve antes ser temido do que amado, porque o amor cobra constantes provas e tem vida curta, enquanto o medo pede pouco alimento e tem vida longa. (II) Não pode sonhar com um mundo que não existe, nem contar com pessoas que vivem de ilusões. – assinale a afirmação correta.
A alternativa que reescreve a passagem – O outro conceito que ele trabalha é o de “Virtú” (tradução do termo grego “Aretê”, que significa virtude, força). – empregando corretamente os elementos de referenciação e sequenciação textual é:
A respeito do terceiro parágrafo, é correto concluir que as aspas e os dois-pontos, respectivamente,