Leia as afirmações sobre o texto:
I. A reflexão proposta pelo autor contempla repensar o ensino, de modo que se reconsiderem o propósito de ensinar e o professor como agente profissional desse processo.
II. Para justificar que a classificação de um ato como “ensino" não é possível com base em uma simples descrição de um conjunto de procedimentos, o autor exemplifica que “declamar uma poesia" não ensina nada a alguém e que é uma atividade que corresponde mais ao “doutrinar" do que ao “ensinar".
III.O conceito de ensino implica “o respeito à integridade intelectual e ao juízo independente do aluno a quem se ensinou" (linhas 29 e 30).
De acordo com as ideias do texto:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) De acordo com o sentido no texto, as palavras sumária (linha 7) e fecunda (linha 7) referem-se à definição (linha 7) e estabelecem entre si uma relação de sinonímia.
( ) Os dois pontos no primeiro parágrafo (linhas 2 e 5) foram empregados de acordo com a mesma regra para o uso dos dois pontos no quinto parágrafo (linha 29).
( ) No período: “mas há aqui elementos que merecem consideração", (linha 11), se substituirmos o verbo haver pelo verbo existir, o verbo existir deverá ser flexionado no mesmo tempo e modo verbal, mas na terceira pessoa do plural.
( ) O pronome oblíquo, empregado no final do terceiro parágrafo, retoma o substantivo gesto (linha 17).
( ) As conjunções Mas (linha 11), pois (linha 33) e a conjunção e (linha 34) expressam, respectivamente, sentido de adversidade, conclusão e adição de ideias.
( ) A expressão “fora de moda" (linha 2) caracteriza a linguagem do texto como coloquial e comprova a predominância do sentido conotativo no texto.
Completa corretamente os espaços pontilhados do texto a sequência de palavras da alternativa:
Use as letras C e E para indicar se as acepções a respeito do texto estão certas ou erradas. Após, marque a alternativa que contém a sequência das letras, de cima para baixo.
( ) O texto, por discorrer sobre o conceito de ensino, abordando a diferença entre “ensinar" e “doutrinar", pertence à tipologia descritiva.
( ) “Desenvolvimento Psíquico" (linhas 3 e 4) e “protagonismo de jovens e crianças" (linha 4) estão para a aprendizagem do aluno, assim como “facilitador da aprendizagem" e “mediador do conhecimento' (linha 6) estão para o professor.
( ) As ideias defendidas no quarto parágrafo correspondem ao conceito de ensinar descrito no último período do quinto parágrafo.
( ) Fazer com que um gesto, uma palavra, uma observação crítica se traduzam como um ato de ensino está associado ao propósito de produzir a aprendizagem e ao contexto em que ocorre.
( ) O uso do termo parodoxalmente (linha 1) denota a contradição entre ensinar, doutrinar ou treinar.
Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".
( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.
( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.
( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.
( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.
( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.