Marque a alternativa que completa corretamente os espaços pontilhados das linhas 4, 6, 7, 10 e 18 do texto.
Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo.
( ) A declaração inicial, contida no primeiro período do segundo parágrafo, (linhas 6 e 7) refere-se ao cientista Fábio Roland, da Universidade de Juiz de Fora.
( ) O grande poeta Neruda integra o grupo de pessoas que se dedicam a fazer coleção de conchas.
( ) Ao afirmar que: “ Quem tem olhos de poeta vê nas conchas sugestões metafísicas..." (linha 11), o autor retoma a interpretação de um caramujo de jardim, como um “assombro biológico, assombro arquitetônico, assombro matemático, assombro estético" (linhas 8 e 9).
( ) O ditado citado no início do último parágrafo encontra correspondência de sentido no ditado: “A dor ensina a gemer".
( ) A origem da ciência está associada à descoberta de que “Nascemos com um corpo mais mole que o dos moluscos: a pele frágil, desprotegida." (linhas 25 e 26) [...] “Sem saber o que fazer - inferiores, portanto, aos moluscos -, esse corpo mole, nu e desajeitado teve de inventar sua casa" (linhas 28, 29 e 30).
Considere os itens a seguir a respeito do texto:
I. O pronome pessoal elas (linha 11) refere-se a todas as pessoas que têm olhos de poeta e que veem nas conchas “sugestões metafísicas" (linha 11).
II. Se transformarmos os dois últimos períodos do texto em um único período, as orações deverão ser separadas por ponto e vírgula.
III. Na sequência: “Não temos nem penas, nem escamas, nem couro, nem cabelos, nem carapaças" (linhas 26 e 27) as vírgulas separam termos de mesma função sintática.
IV. A palavra secretar (linha 36), de acordo com o texto, tem o sentido de produzir.
V. Conforme o texto, a expressão a esmo (linha 40) encerra um sentido de adversidade à afirmação de que as incursões e pesquisas “fazem-se guiadas por um motivo prático" (linhas 40 e 41).
De acordo com o texto: