Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d

Marque a alternativa que completa corretamente os espaços pontilhados das linhas 4, 6, 7, 10 e 18 do texto.

Marque a única alternativa que não apresenta erro.

Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo.

( ) A declaração inicial, contida no primeiro período do segundo parágrafo, (linhas 6 e 7) refere-se ao cientista Fábio Roland, da Universidade de Juiz de Fora.

( ) O grande poeta Neruda integra o grupo de pessoas que se dedicam a fazer coleção de conchas.

( ) Ao afirmar que: “ Quem tem olhos de poeta vê nas conchas sugestões metafísicas..." (linha 11), o autor retoma a interpretação de um caramujo de jardim, como um “assombro biológico, assombro arquitetônico, assombro matemático, assombro estético" (linhas 8 e 9).

( ) O ditado citado no início do último parágrafo encontra correspondência de sentido no ditado: “A dor ensina a gemer".

( ) A origem da ciência está associada à descoberta de que “Nascemos com um corpo mais mole que o dos moluscos: a pele frágil, desprotegida." (linhas 25 e 26) [...] “Sem saber o que fazer - inferiores, portanto, aos moluscos -, esse corpo mole, nu e desajeitado teve de inventar sua casa" (linhas 28, 29 e 30).

Considere os itens a seguir a respeito do texto:

I. O pronome pessoal elas (linha 11) refere-se a todas as pessoas que têm olhos de poeta e que veem nas conchas “sugestões metafísicas" (linha 11).

II. Se transformarmos os dois últimos períodos do texto em um único período, as orações deverão ser separadas por ponto e vírgula.

III. Na sequência: “Não temos nem penas, nem escamas, nem couro, nem cabelos, nem carapaças" (linhas 26 e 27) as vírgulas separam termos de mesma função sintática.

IV. A palavra secretar (linha 36), de acordo com o texto, tem o sentido de produzir.

V. Conforme o texto, a expressão a esmo (linha 40) encerra um sentido de adversidade à afirmação de que as incursões e pesquisas “fazem-se guiadas por um motivo prático" (linhas 40 e 41).

De acordo com o texto:

Assinale a única alternativa que está de acordo com o texto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282