Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Qual alternativa melhor exprime a ideia principal do texto 2?

Considerando os textos 3 e 4, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O texto 3 produz intertextualidade com o texto 4.

II. O texto 4 produz intratextualidade com o texto 3.

III. Os textos 3 e 4 são ambos construídos fazendo uso de linguagem verbal e não verbal.

IV. Os textos 3 e 4 são exemplares do mesmo gênero e da mesma tipologia.

Associe a coluna A à coluna B e indique a alternativa que representa a numeração correta, de cima para baixo, da explicação para o emprego da vírgula, conforme a norma padrão escrita.


Com base no trecho a seguir, transcrito do texto 1, assinale a alternativa correta.

“A palavra cachorro não se parece com um cachorro, mas mesmo assim significa 'cachorro'. Isso acontece porque todo falante de português passou por um idêntico ato de aprendizagem mecânica na infância que liga o som ao significado." (linhas 21-23)

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) No trecho “Pergunte aos tofas como o mundo surgiu e eles não conhecerão a resposta" (linha 4), o pronome 'eles' retoma 'tofas'.

( ) As palavras 'silenciar' (linha 17) e 'sumir' (linha 18) são utilizadas no texto como ideias antagônicas.

( ) As palavras 'século' (linha 17) e 'décadas' (linha 18) são proparoxítonas.

( ) O verbo 'sabemos' (linha 22) está empregado na segunda pessoa do futuro do indicativo.

( ) As palavras 'japonês' (linha 15), 'francês' (linha 15) e 'português' (linha 15) possuem o mesmo sufixo.

Assinale a alternativa que substitui corretamente o trecho abaixo, retirado do texto 1, sem alteração de sentido.

“As cadeias de palavras denominadas 'frases' não são apenas estimulantes da memória, que fazem você se lembrar do homem e do melhor amigo do homem, deixando que você complete o resto; na verdade elas lhe dizem quem fez o que para quem." (linhas 3-6)

Com base no texto 1 e na norma padrão escrita, assinale a alternativa correta.

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. A vírgula no trecho “desaparecem com ela culturas, mitologias e conhecimentos científicos" (linhas 1 e 2) exerce função de separar orações.

II. A palavra 'e' nos trechos “culturas, mitologias e conhecimentos científicos" (linhas 1 e 2) e “E a lenda tofa?" (linha 21) exerce função de conjunção aditiva e adversativa, respectivamente.

III. As palavras 'ainu' (linha 15), 'bretão' (linha 15) e 'kanoê' (linha 15) nomeiam línguas.

De acordo com o texto 1, os truques por trás da capacidade do homem de se comunicar são:

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. A sílaba tônica marca a distinção dos tempos verbais nas palavras 'conhecerão' (linha 4) e 'passaram' (linha 19).

II. As palavras 'bretão' (linha 15) e 'ancião' (linha 20) são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo nasal.

III. O til é utilizado para marcar nasalidade vocálica nas palavras 'revitalização' (linha 8), 'bretão' (linha 15) e 'ancião' (linha 20).

Com base no texto 4 e conforme a norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) As duas ocorrências do termo ‘e’ funcionam para adicionar e opor ideias, respectivamente. ( ) As duas ocorrências da palavra ‘como’ funcionam para estabelecer uma relação de comparação. ( ) Os termos ‘soa’ e ‘tine’ estabelecem relações de sentido opostas. ( ) As flexões verbais ‘falasse’, ‘tivesse’ e ‘seria’ estão conjugadas no pretérito imperfeito do subjuntivo. ( ) As duas ocorrências do termo ‘que’ funcionam como pronome relativo.

Considerando o fragmento abaixo, retirado do texto 4, assinale a alternativa que apresenta uma paráfrase que não altera o sentido do trecho.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine."

Com base no texto 2, assinale a alternativa que apresenta de que forma foi possível conhecer a lenda tofa.

Com base no texto 3 e conforme a norma padrão escrita, é correto afirmar que:

Em relação aos textos 3 e 4 é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282