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A definição dos atributos e dos procedimentos associados a um cargo, assim como o seu nível de responsabilidade dentro de uma organização são decorrentes:
Da aprendizagem organizacional
Da gestão por competências
Do planejamento estratégico
Do desenvolvimento organizacional
Do desenho de cargos
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A compreensão da gestão de pessoas por desempenho considera:
Uma perspectiva de avaliação contínua e mútua entre os diversos níveis hierárquicos, incorporando ao processo os stakeholders.
A necessidade de se ter definido as metas e objetivos claros, para que o servidor reconheça a necessidade dos recursos, bem como os indicadores de satisfação das ações para que seja possível o acompanhamento e avaliação das atividades a serem realizadas.
Uma análise swot do ambiente de trabalho, resultando um cenário de avaliação do servidor individualmente e em grupo.
A definição de padrões, responsabilizando o servidor de forma individualizada pelos resultados por ele não alcançados.
Avaliar o desempenho do servidor em relação a quatro fatores: o financeiro; a percepção dos clientes/usuários; a relação com a equipe de trabalho e desenvolvimento profissional.
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