O texto constrói uma percepção sobre a idade da mulher. Dessa percepção, infere-se que a idade da mulher
Do último parágrafo do texto, pressupõe-se que o paradoxo que envolve a sabedoria da mulher é de
A situação comunicativa dos Textos 1 e 2 proporciona a evidência da mesma tonalidade discursiva nos dois textos, com a mesma finalidade. Infere-se desses textos uma função sociodiscursiva de
Em todo o texto, a expressão de tempo auxilia o estabelecimento da coesão textual. Essa expressão é construída pela predominância do modo verbal
Diferentemente do Texto 1, na tira (Texto 2) é adotado um estilo linguístico
No primeiro parágrafo do texto, é explicado o significado da palavra paradoxo. Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto, o paradoxo da sabedoria da “grande mãe" (avó). O recurso formal da língua empregado no estabelecimento desse paradoxo é
Consideradas sua organização e sua estrutura, o texto pressupõe uma sequência
O Texto 2 dialoga com o Texto 1 no que diz respeito à percepção sobre sabedoria. Nesses textos, a sabedoria é uma
O paradoxo atribuído à mulher sábia, da forma como é explicado à interlocutora, aplica-se a
De acordo com sua organização, estrutura e esquemas retóricos, o texto se constrói em torno