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“Para ser selecionado, o livro didático de Língua Portuguesa precisa apresentar atividades" (2º parágrafo). O emprego do artigo definido assume função textual em razão de:

No primeiro parágrafo, os dois-pontos introduzem um termo com função sintática de:

“Todas as características fundamentais das línguas faladas no mundo afora são as mesmas. Cada língua tem um conjunto de sons distintivos que se combinam em palavras significativas". O termo que explicita a relação de sentido estabelecida entre as frases acima é:

“Penso nos negros encontrando uns aos outros num espaço distante das diversas culturas e línguas que os distinguiam uns dos outros..." (1º parágrafo). A expressão “uns dos outros" indica:

Conforme a autora, aprender a língua inglesa, no contexto dado, representa:

De acordo com a discussão proposta no texto, a centralização dos Estados nacionais produz efeitos sobre as línguas que podem ser definidos pela seguinte formulação:

A menção à “famosa Ordonnance de Villers-Cotterêts", no quarto parágrafo, representa, em relação à discussão presente no terceiro parágrafo, uma:

No segundo parágrafo, a delimitação do sentido de “língua oficial" ocorre pelo emprego de um mecanismo linguístico descrito como:

“a gente entra como uma observação de uso no português falado no Brasil, em situações coloquiais" (1º parágrafo). Ao longo do texto, é possível perceber o seguinte posicionamento a respeito dessa afirmação:

A oração “o que certamente tem influência nas crenças e atitudes dos informantes" (2º parágrafo) estabelece, com o trecho anterior, uma relação de:

Uma consequência da argumentação desenvolvida pelo autor, nos estudos da linguagem, é:

Com base na discussão da autora, pode-se inferir um papel das línguas vinculado ao seguinte aspecto:

A argumentação da autora sobre os negros nos navios negreiros se constrói com base no uso de:

A palavra “laço" é utilizada no texto de acordo com a função designada pela figura de linguagem:

No terceiro parágrafo, o emprego do hífen produz o efeito de:

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