“Crianças que caminham para a escola têm mais concentração para desenvolver atividades complexas”. O trecho destacado exerce, no conjunto da frase, a função de introduzir uma:
Na frase “Para a maior parcela, que se locomove a pé e de transporte coletivo, há insegurança, medo e a certeza de que o pedestre é considerado um intruso, um invasor do espaço” (2º parágrafo), o uso da voz passiva provoca o seguinte efeito de sentido:
“Mesmo com todas as dificuldades já citadas”. O trecho pode ser reescrito da seguinte forma, sem alteração do sentido:
No segundo parágrafo, a última frase expressa, em relação à anterior, uma relação de:
No segundo parágrafo, o comentário introduzido por travessão expressa, em relação à ideia do parágrafo, uma relação de:
Uma ideia explicitamente construída sobre o leitor considera que ele:
No último parágrafo, a forma verbal “priorize” indica ação com valor de:
Em “que fica circunscrita à locomoção no carro” (4º parágrafo), a palavra “circunscrita” pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por: