“Um dos maiores vilões da qualidade da água no Brasil é a oferta de saneamento básico. Pouco mais da metade da população brasileira, 52,4%, tinha coleta de esgoto em 2017, e apenas 46% do esgoto total é tratado” (2º parágrafo). O conectivo que melhor une as duas frases é:
“outro imbróglio é a conservação do próprio recurso, que enfrenta desafios” (1º parágrafo). Na frase, a palavra “imbróglio” tem sentido equivalente à seguinte expressão:
A presença de falas de especialistas é uma das características que revela o pertencimento do texto ao tipo:
“Segundo José Francisco Gonçalves Júnior, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), todos esses impactos reunidos podem levar a uma indisponibilidade natural de recursos hídricos” (6º parágrafo). Na frase, o emprego do pronome “todos” tem a função de:
De acordo com o texto, a melhoria do acesso à água potável depende de:
No sexto parágrafo, o pronome em “Sua retirada” retoma o seguinte elemento do texto:
“Dessa forma, um grande volume de esgoto não coletado ou não tratado é despejado em corpos d'água, provocando problemas ambientais e de saúde”. (3º parágrafo) O trecho destacado expressa em relação ao conjunto da frase uma ideia com valor de:
A acentuação está corretamente explicada em:
“Não só a carência de coleta e de tratamento de esgoto é problemática, mas também a poluição causada por indústrias e pela agricultura, como o lançamento de agrotóxicos.” (4º parágrafo). A palavra “como”introduz, no trecho, uma:
“As áreas urbanas tendem a ter índices melhores, enquanto áreas irregulares e afastadas são mais prejudicadas” (1º parágrafo). A palavra “enquanto” pode ser substituída, mantendo o sentido global da frase, por: