Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre a história do ensino da Arte no Brasil, analise os itens a seguir:

I- O primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita foi o Barroco. Trazido de Portugal, recebeu através da criação popular características que podem ser consideradas de cunho nacional.

II- A primeira institucionalização do ensino de arte foi a Missão Francesa (1816) com o modelo neoclássico. A Missão Francesa foi na realidade uma invasão cultural de cunho elitista.

III- Em contraposição, no final do século XIX, no contexto republicano, os liberais introduziram o ensino do desenho na educação numa perspectiva antielitista como preparação de mão-de-obra para o trabalho nas indústrias, a partir do modelo norte-americano.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Assinale a alternativa que apresenta uma obra produzida por Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) que foi um dos principais artistas modernistas do Brasil. Inspirado pela cerâmica marajoara e pela cultura indígena, conferiu a suas telas densidade e volume, rompendo com o caráter plano da pintura e aproximando-a da escultura. Alcançou com isso notável originalidade em uma obra marcada pela sinuosidade e sensualidade. Em sua produção, Rego Monteiro mostra-se ainda sintonizado com um estilo bastante específico do Modernismo, o Art Déco, através do uso de curvas que buscam uma elegante regularidade geométrica. Com isso, o artista promove uma refinada e original estilização da temática indigenista brasileira:

Depois de obter formação artística no exterior - mais especificamente na Alemanha e nos Estados Unidos, entre 1910 e 1915 - _____________ (1889-1964) chocou São Paulo em 1917 ao realizar uma exposição com obras de marcada influência das vanguardas europeias. A reação mais dura partiu de Monteiro Lobato. No artigo "Paranoia ou Mistificação?", o crítico e escritor foi tão contundente que acabou reunindo ao redor da artista intelectuais como Oswald e Mário de Andrade.

Observe a obra “O Farol" deste/desta artista e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do texto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282