A respeito de cultura e clima organizacionais, julgue o item a seguir.
O clima organizacional está ligado à percepção que os funcionários possuem da organização e de seu ambiente de trabalho.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
Eficiência e eficácia não possuem a mesma definição. A eficiência está ligada ao nível gerencial, enquanto a eficácia está relacionada ao nível operacional.
A respeito de cultura e clima organizacionais, julgue o item a seguir.
A cultura organizacional define as margens de separação entre uma organização e outra. A cultura abrange, no impacto da identidade de seus colaboradores e no sentimento de pertencer à empresa, o que influencia a coesão organizacional e o engajamento da equipe.
Com relação a planejamento estratégico, julgue o item a seguir.
Departamento de pessoal, recursos humanos e gestão de pessoas são igualmente estratégicos, tendo como algumas atividades principais o desenvolvimento profissional, a cultura organizacional, o planejamento da empresa como um todo e a liderança.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
Grupos de trabalho são diferentes de equipes. Os grupos de trabalho são mais sinérgicos e visam a um desempenho conjunto para o alcance do objetivo geral da organização. Em contrapartida, as equipes de trabalho realizam as atividades de forma individual e são muito propensas a problemas de relacionamento interpessoal e diferenças de valores.
Com relação a planejamento estratégico, julgue o item a seguir.
São ações formais estratégicas de desenvolvimento de competências o treinamento e o desenvolvimento, a educação corporativa, a remuneração por competências, o planejamento de carreira, a avaliação de desempenho e o coaching.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
Atualmente, é comum organizações enfrentarem desafios pela má gestão do tempo. Um conhecimento importante para isso é a classificação de tarefas em urgência e prioridade. A urgência está ligada ao tempo e ao prazo de execução da tarefa, já a prioridade está ligada à combinação entre o grau de importância e a urgência da ação.
A respeito de cultura e clima organizacionais, julgue o item a seguir.
Por ser unifatorial, o clima organizacional pode ser mensurado.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
É muito comum encontrar organizações com níveis hierárquicos mais enxutos e com uma disposição mais horizontal para que se elimine o excesso de burocracia e perda de tempo em tomadas de decisão. A delegação de autoridade é chave nesse processo e agrega uma aliança forte na gestão e na liderança de equipes de trabalho.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
A delimitação e a definição da responsabilidade social da organização são provenientes do balanço social. Portanto, uma atividade socialmente responsável nos dias de hoje pode vir a se tornar socialmente irresponsável em outro momento, em outro lugar e em outras circunstâncias. A responsabilidade social não é fixa e engessada.