Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 17 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A oração “quando consegue cumprir certas tarefas sem a ajuda do outro” (linhas 3 e 4) expressa circunstância de tempo em relação à oração anterior.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Pelas relações de coesão estabelecidas no texto, percebe-se que o segmento “O outro” (linha 7) retoma, por repetição, o termo “outro” (linha 4).

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Os vocábulos “indivíduo", “contemporâneas" e “resistências" são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.

“se torna possível" (linha 17) por torna-se possível

Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.

“Um deles é o modo como a pessoa interage com as coisas e como expressa suas reações emocionais ou afetivas. Entre elas figura o medo da mudança." (linhas de 36 a 38): Um desses obstáculos é a maneira como a pessoa interage com as coisas e como expressa suas reações emocionais ou afetivas, entre as quais figura o medo da mudança.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

O emprego da vírgula após o vocábulo “livre” (linha 1) justifica-se por separar termos de uma enumeração.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

O vocábulo “que" (linha 33) está empregado em referência a “todos" (linha 31), por isso poderia ser substituído por os quais, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.

“que" (linha 50, segunda ocorrência) por onde

Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.

“O outro refere-se à necessidade de aperfeiçoamento, ao compromisso de aprender algo que o capacita a ser incluído no grupo daqueles que já sabem." (linhas de 38 a 41): O outro problema diz respeito a necessidade de aperfeiçoamento, ao compromisso de aprender algo que lhe capacita para ser incluído no grupo dos que já sabem.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Na linha 12, a oração “que não sabe ler” está empregada em sentido explicativo em relação ao termo “indivíduo”.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.

“Por isso" (linhas 28 e 29) por Porquanto

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

No texto, estruturado de forma dissertativa, argumenta-se em favor da construção de uma autonomia que torne os indivíduos, ao mesmo tempo, independentes e solidários.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Estaria mantida a coerência textual caso a expressão “de imediato” (linhas 4 e 5) fosse deslocada para imediatamente após o termo “relacionada” (linha 5).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282