Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A oração “quando consegue cumprir certas tarefas sem a ajuda do outro” (linhas 3 e 4) expressa circunstância de tempo em relação à oração anterior.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Pelas relações de coesão estabelecidas no texto, percebe-se que o segmento “O outro” (linha 7) retoma, por repetição, o termo “outro” (linha 4).
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“existem" (linha 19) por há
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Os vocábulos “indivíduo", “contemporâneas" e “resistências" são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“se torna possível" (linha 17) por torna-se possível
Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“Um deles é o modo como a pessoa interage com as coisas e como expressa suas reações emocionais ou afetivas. Entre elas figura o medo da mudança." (linhas de 36 a 38): Um desses obstáculos é a maneira como a pessoa interage com as coisas e como expressa suas reações emocionais ou afetivas, entre as quais figura o medo da mudança.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
O emprego da vírgula após o vocábulo “livre” (linha 1) justifica-se por separar termos de uma enumeração.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
O vocábulo “que" (linha 33) está empregado em referência a “todos" (linha 31), por isso poderia ser substituído por os quais, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual.
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“que" (linha 50, segunda ocorrência) por onde
Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“O outro refere-se à necessidade de aperfeiçoamento, ao compromisso de aprender algo que o capacita a ser incluído no grupo daqueles que já sabem." (linhas de 38 a 41): O outro problema diz respeito a necessidade de aperfeiçoamento, ao compromisso de aprender algo que lhe capacita para ser incluído no grupo dos que já sabem.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
De acordo com o texto, o indivíduo analfabeto não tem condições de interagir com o outro.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Na linha 12, a oração “que não sabe ler” está empregada em sentido explicativo em relação ao termo “indivíduo”.
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“Por isso" (linhas 28 e 29) por Porquanto
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
No texto, estruturado de forma dissertativa, argumenta-se em favor da construção de uma autonomia que torne os indivíduos, ao mesmo tempo, independentes e solidários.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Estaria mantida a coerência textual caso a expressão “de imediato” (linhas 4 e 5) fosse deslocada para imediatamente após o termo “relacionada” (linha 5).