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Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A expressão “características próprias” (linha 6) aponta, semanticamente, para um caráter de especificidade da educação física, que a torna diversa das demais disciplinas, ainda que de importância equivalente.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A forma verbal “têm" (linha 31) revela um desvio comum em relação às normas de concordância verbal prescritas pela gramática normativa: constrói-se uma suposta concordância com o termo mais próximo, quando, na verdade, o sujeito com o qual o verbo deveria concordar é singular.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.

O humor dos quadrinhos baseia-se em uma questão ortográfico-sonora, isto é, a hipótese da interpretação de “espreguiça" como um equivalente sonoro escrito com “x" levaria a preguiça a compreender que, antes do nome que se refere a ela, haveria um prefixo que significa algo como “que deixou de ser".

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A palavra “documento" (linha 27) promove adequadamente um processo de coesão referencial endofórica anafórica, em que se retoma “Parâmetros Curriculares Nacionais" (linha 22), evitando a repetição.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.

No primeiro quadrinho, no balão em que se apresenta a fala do Bugio, a organização da fala em frases nominais torna a compreensão mais direta e clara – trata-se de características comuns da linguagem dos textos em quadrinhos: é direta, clara e simples.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.

A forma verbal “estiver", em “que estiver prestando serviço militar inicial" (linha 12), encontra-se no tempo presente do modo subjuntivo, o que coloca o item III, em que a expressão aparece, no contexto da hipótese, já que a descrição é restrita a alguns alunos apenas.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A retomada de leitura do segundo parágrafo do texto, especialmente do último período que o compõe, permite inferir que existe uma crença no fato de que a atividade física e o exercício mental sem percalços são ações excludentes entre si.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.

Os itens numerados com algarismos romanos referem-se a situações específicas na vida de estudantes que tornam, segundo a Lei, a prática da educação física não obrigatória para aqueles que apresentarem as características ou se inserirem nas realidades descritas nesses itens.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

No trecho “é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal" (linhas 9 e 10), a palavra “que", morfologicamente um pronome relativo, introduz uma oração subordinada substantiva – afinal, o termo equivalente, no período simples, seria representado por um substantivo.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.

O uso do sinal indicativo de crase em “à proposta pedagógica da escola" (linhas 6 e 7) é equivocado, já que uma escola pode ter mais de uma proposta pedagógica, o que obrigaria a redação do trecho à construção da ideia de indefinição, sem artigo feminino precedendo “proposta pedagógica".

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A retirada hipotética das vírgulas que isolam a expressão “desde o século XVII” (linhas 8 e 9) não levaria à alteração de sentido, já que, nesse caso, a expressão entre vírgulas não é uma oração subordinada adjetiva.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.

A expressão inicial “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA", que levaria, normalmente, ao uso do verbo em terceira pessoa, associada a uma forma verbal em primeira pessoa, leva ao entendimento inconteste de que o presidente tanto decretou quanto sancionou a lei em questão.

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