Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Na forma verbal “mostrávamos" (linha 21), diferentemente do que acontece com a maior parte dos verbos de primeira conjugação, não aparece a vogal temática responsável por incluir o verbo na conjugação a que pertence, por isso não há um tema a ser extraído da estrutura da palavra.
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Em “A gente adorava mostrar pra elas o quanto éramos rápidos, fortes e espertos" (linhas 19 e 20), a substituição de “o quanto" por “como" levaria a uma construção de sentido diametralmente oposto, inclusive incoerente, já que a intensidade seria substituída pelo modo.
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A construção do humor, na tirinha, reside exclusivamente no fato de que, por mais que o dono de Garfield considerasse que ele não fosse obedecer às suas ordens, o gato faz o inverso: propõe a ida a outro planeta para, assim, resolver a questão.
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Os pronomes retos “Nós” (linha 7) e “Elas” (linha 8) separam claramente dois universos, que, segundo se pode perceber pela interpretação do contexto em que se inserem, são, respectivamente, o dos meninos e o das meninas.
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Quanto à linguagem do texto, ela mescla termos técnicos da área médica, como a sigla LDL, a outros, populares e gerais, como “colesterol ruim”; enquanto estes ajudam a dar confiabilidade à fundamentação teórica do texto, aqueles cooperam para a compreensão dele por parte dos leigos.
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Em “Quero que você perca peso", a oração “que você perca peso" é complemento direto da forma verbal “quero", que constitui a oração principal do período; isso faz com que a oração iniciada pela conjunção integrante “que" seja classificada como subordinada substantiva.
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A divisão do texto em itens é uma estratégia comum na redação de textos, cujo objetivo pode ser, além de tornar o texto claro, organizado e atraente para o leitor, o de construir a sensação de – nesse caso – benefícios que se acumulam.
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A ausência de grandes transformações nas feições do gato Garfield, na sequência dos quadrinhos, ajuda o leitor a compreender a postura plácida de Garfield em relação às observações de seu dono, o que se mantém até o final dos quadrinhos.
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Em “é levada em conta para o cômputo do gasto calórico” (linha 27), aparece locução verbal na voz passiva, o que se caracteriza, na construção do trecho, pela presença do verbo “ser” junto de uma forma de particípio.
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As formas verbais que iniciam a redação dos itens estão na terceira pessoa do singular, o que constitui uma incoerência no texto, pois, na verdade, os verbos deveriam aparecer no imperativo afirmativo, na segunda pessoa, referindo-se àqueles que, lendo o texto, poderiam praticar atividade física.
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Na resposta à primeira pergunta de Drauzio, em “resistência à prática de atividade física” (linha 4), a expressão “à prática de atividade física” atua como adjunto adnominal de “resistência”, já que se trata de termo preposicionado que completa o sentido de um nome.