Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 56 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado

A indústria da construção civil envolve diversificados e complexos processos em sua produção, pois a execução de uma obra requer o inter‐relacionamento de vários componentes, a exemplo de materiais de construção, recursos humanos e equipamentos, sendo recomendado o emprego da logística. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.

A construção tem, no seu controle do processo global de produção, um caminhar pelas células de produção (de uma obra vertical, por exemplo). Em se tratando de uma construção enxuta nessas células de produção, o local onde se inicia é também o local onde se conclui toda a produção da obra.

De acordo com a NBR 14931:2004, o cobrimento especificado para a armadura no projeto deve ser mantido por espaçadores e sempre se refere à armadura mais exposta. É permitido o uso de espaçadores de concreto ou argamassa, desde que apresentem o fator água/cimento menor ou igual a 0,5, e de espaçadores plásticos, ou metálicos com as partes em contato com a forma revestidas com material plástico ou similar. Não devem ser utilizados calços de aço cujo cobrimento, depois de lançado o concreto, tenha espessura menor que o especificado no projeto. Com base nessas informações, julgue o item.

O uso do caranguejo para posicionar a armadura negativa, conforme mostrado na figura abaixo, deve ser evitado na obra.

Elementos de concreto protendido são aqueles nos quais parte das armaduras ativas é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no Estado Limite Último (ELU). Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

Conforme a NBR 14931, os cabos são formados por fios, cordoalhas ou barras, não sendo considerados como elementos do cabo a ancoragem, as bainhas, os purgadores etc.

De acordo com a NBR 6492:1994, a planta baixa de arquitetura de um projeto executivo é uma representação de um corte na horizontal de uma edificação a aproximadamente 1,5 m de altura em relação ao piso de referência. Considerando essas informações, julgue o próximo item.

Em um anteprojeto, todas as cotas entre eixos necessárias para a execução da obra, exceto onde houver ampliação, devem estar representadas na planta.

A respeito de serviços topográficos, julgue o seguinte item.

Em relação ao nível do mar, Brasília está na altitude mil, e não na cota mil.

Muitos dos materiais usados na construção civil remontam aos primórdios das construções do homem. Grande parte era usada na forma como existia na natureza. Da antiguidade clássica até os dias de hoje, o homem tem transformado esses materiais para seu uso nas construções. Assim surgiu a ciência dos materiais de construção, que estuda os materiais e suas peculiaridades para o emprego na construção civil. Qualidade, resistência e custos são fatores determinantes na escolha e utilização dos materiais definidos por essa ciência. Esses particulares materiais possuem classificação quanto à origem, à função, à composição e à composição química. Com base nessas informações, julgue o item.

Da mistura de materiais naturais e industrializados, compõem‐se os materiais artificiais, muito próprios ao emprego nas obras, como, por exemplo, no concreto e na argamassa, que são feitos com areia e cimento. Os materiais combinados são os encontrados e usados na forma como estão na natureza, como, por exemplo, a areia e a pedra.

A fiscalização das obras de construção civil, tanto no plano do projeto quanto na obra, deve atentar para que as edificações atendam o desempenho dos edifícios, conforme a NBR 15575:2013. A partir dessa informação, julgue o item subsequente.

De acordo com a NBR 15575‐4, nos casos do desempenho do requisito dos sistemas de vedação vertical interna e externa (SVVIE), a resistência mínima ao fogo, entre as unidades habitacionais, deve ser de trinta minutos em casos de incêndio nos edifícios multifamiliares.

A fiscalização deve atuar, em suas várias etapas, desde o acompanhamento do projeto até o momento da execução. A NBR 6122:2010 descreve o procedimento executivo que serve de base para o fiscal atuar durante a execução. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

O fiscal que acompanha o controle do processo executivo da fundação do tipo hélice contínua deverá, ao final da obra, fazer todos os registros acerca desse controle.

Com base na figura acima, que representa um comando elétrico, julgue o item seguinte.

Esse comando elétrico pertence a um esquema de ligação para acionamento de dois interruptores four‐way.

Para fiscalizar o recebimento de sistemas prediais de esgoto, o técnico em edificações observará o disposto na NBR 8160. Considerando essa informação, julgue o item a seguir.

A fumaça deve ser introduzida no sistema através da abertura previamente preparada; quando for notada a saída de fumaça pelos ventiladores primários, a abertura respectiva de cada ventilador deverá ser convenientemente tamponada.

No serviço de acompanhamento de obras, são necessários testes que garantam a qualidade dos revestimentos com argamassa. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.

A execução do ensaio exige um período mínimo completo da cura de 28 dias quando realizado em argamassas de revestimento com areia e cimento. O número de doze corpos de prova de forma aleatória pode ser um parâmetro que contempla a execução dos arrancamentos, a serem feitos nos trechos das juntas e nos blocos, sem distância mínima entre os ensaios. Há, ainda, uma distância para o piso ou para o teto porque o ensaio nesses pontos é de grande relevância, devido a apresentarem elevada ocorrência de patologias.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282