Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
A cultura organizacional é o reflexo do clima organizacional, o reflexo dos efeitos desse clima, e se projeta na organização como um todo. A cultura é influenciada pelo comportamento dos indivíduos na organização, em seu desempenho, em sua motivação e em sua satisfação no trabalho.
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A gestão do conhecimento que tem como foco a gestão de pessoas considera a tecnologia como uma ferramenta que fornece dados e informações para um processo decisório eficiente e eficaz.
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A estrutura funcional, caracterizada por linha de comando horizontal, é considerada como adequada para harmonizar as interfaces entre as áreas e entre as atividades.
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A difusão da educação a distância vem sendo impulsionada pela Internet e pelas intranets. Sem a rigidez de um local determinado, de horários, de disponibilidade de tempo e de professores permanentes ou em tempo integral, ganha espaço, atingindo um número crescente de alunos e de áreas de conhecimento.
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No âmbito da educação profissional, no Brasil, destaca‐se a existência de mecanismos oficiais, obrigatório e geral, de certificação como instrumento básico para a avaliação de resultados da aprendizagem da educação profissional.
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Em todos os níveis de uma organização, existem decisões a serem tomadas que moldam os seus projetos: em nível corporativo, elas buscam prioritariamente eficiência; em nível operacional, eficácia.
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No final dos anos 1980, destacou‐se a percepção, pelo Banco Mundial, da má governança nos países ditos em vias de desenvolvimento, o que justificou, em suas administrações, reformas que compatibilizassem as exigências de eficácia e rentabilidade econômica aos programas do Banco.
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A dificuldade de ajustamento das pessoas às entidades em que trabalham, quando existe um clima organizacional baixo, tende a provocar resistências, omissões, boicotes e, em casos extremos, paralisações, “operações‐padrão”e similares.
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O critério de departamentalização com base na organização territorial é mais apropriado para as empresas que operam em áreas extensas ou em diferentes locais.
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A educação corporativa emergiu no Brasil na década de 1990, a partir de concepções neoliberais, com foco na competição para o mercado globalizado, e coincide com o auge do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade.
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O mapeamento de um processo permite a sua racionalização. Uma das recomendações para que esse processo seja bem‐sucedido é a sua vinculação com a estrutura organizacional.
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Os aspectos informais e ocultos são os mais difíceis de miudar na cultura de uma organização. Entre esses, estão os sistemas de valores das pessoas, suas percepções da realidade, suas crenças e seus preconceitos.
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Maslow hierarquizou as necessidades humanas – pirâmide de Maslow – para explicar a motivação das ações humanas. Segundo essa teoria, a satisfação das necessidades de crescimento dispensa o atendimento das necessidades por deficiência.
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O planejamento estratégico é a metodologia administrativa destinada a imprimir a melhor direção à organização, visando ao maior grau de interação com o ambiente, onde todos os fatores são controláveis por essa organização.
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Na metodologia conhecida como balanced scorecard, combinam‐se ações propostas e expectativas em uma relação de causa e efeito, como, por exemplo, em uma perspectiva interna, entregas pontuais e produtos sem defeito.