Mais-valia é o termo usado para designar a
disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho
produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais
desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma
explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema
capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao
produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia
ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial
está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o
valor pago gira em torno das condições mínimas de
sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial
(alimentos, roupas).
Internet:
A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de
conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.
O conceito de mais-valia desdobra-se em mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A propriedade privada é um tema recorrente dentro da análise marxista.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Uma cultura não é estática, ela está em constante mudança. Tais mudanças acompanham as condições históricas, econômicas, sociais e políticas de cada sociedade.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Conceitos como vida e morte possuem conotações similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no que tange à educação escolar e sua relação direta com o valor dado à vida pelo estudante.