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O Ministério do Trabalho concederá, desde que satisfeitas as exigências constantes do Decreto n9 83.284/79 (que regulamenta profissão de jornalista), registro especial ao: colaborador, assim entendido aquele que, mediante remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e qualificação do autor; funcionário público titular de cargo cujas atribuições legais coincidam com as mencionadas na legislação; e provisionado. Para o registro especial de colaborador é necessária a apresentação de:

I. Prova de nacionalidade brasileira.

II. Prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal.

III. Declaração de empresa jornalística, ou que a ela seja equiparada, informando do seu interesse pelo registro de colaborador do candidato, onde conste a sua especialização, remuneração contratada e pseudônimo, se houver.

IV. Atestado de Comprovação de Aptidão de Desempenho na área de Comunicação Social.

Está correto o que se afirma em:

"Processo que consiste em tornar acessível a um público mais ou menos vasto e distante uma mensagem sobre um acontecimento ou uma opinião através do recurso a um ou mais media." (Adriano Duarte Rodrigues, Dicionário Breve da Informação e da Comunicação, Lisboa, Presença, 2000, p. 85). Tal definição descreve o conceito de:

Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística. Alguns fatores principais influenciam na qualidade da notícia, exceto:

Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, em Dicionário da Comunicação (2002) defendem que identidade visual é sinônimo de personalidade visual: coerência e peculiaridade de uma publicação, a partir de uma determinada programação visual. Para transmitir visualmente a mensagem da página, o artista diagramador conta com quatro elementos essenciais:

Os manuais de jornalismo contêm orientações para a equipe de trabalho. A entrevista televisiva depende, como todo procedimento em TV, da organização e da agilidade do trabalho de todos. Dessa forma, é importante planejar com o câmera como se pretende fazer a entrevista, combinar alguns aspectos pretendidos em relação ao desenvolvimento do tema e da própria participação do entrevistado. O repórter é uma testemunha que viu, ouviu pessoas que viram e vai contar aos telespectadores. A sua postura, então, deve ser a de quem está ali para fazer a informação chegar da melhor maneira ao público; o repórter não pode nunca querer aparecer mais do que a notícia (Manual de Telejornalismo - Globo). Acerca das regras constantes dos manuais de jornalismo quanto à realização das entrevistas, analise as afirmativas.

I. Entrevistados ou assessorias de imprensa tentarem interferir no processo da entrevista enviando perguntas preparadas aos entrevistadores é comum, porém, não se pode aceitá-las. A regra sugere que se defina previamente uma conversa apenas para explicar a pauta ou discutir sugestões. Quem comanda a entrevista é o entrevistador e isso não pode ser negociado.

II. Não pode ser negociada a apresentação da entrevista editada antes de sua exibição, já que contraria uma norma anterior ao próprio fazer televisivo: o jornalista tem o dever ético de falar a verdade.

III. O objetivo da entrevista pode ser previamente divulgado ao entrevistado a fim de não colocá-lo em situações humilhantes ou indelicadas, contudo isso não significa que as entrevistas devam ser pré-combinadas.

Está correto o que se afirma em:

A Teoria do Agendamento, pertencente à segunda fase dos estudos de Comunicação Social, estuda o poder de agenda dos meios de comunicação, ou seja, a capacidade que estes possuem para evidenciar um determinado assunto. Investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante. O Agenda Setting é referido como uma "hipótese" devido às dificuldades metodológicas impostas por suas premissas e conclusões. Sua área de pesquisa baseia-se em alguns pressupostos, entre eles:

Desde o início dos anos 80, as pesquisas políticas e de opinião pública na América Latina têm se constituído num evento central ao processo de democratização. Diariamente, os principais jornais e redes de TV de cada país nos informam sobre estudos focados sobre assuntos vinculados ao desenvolvimento político das novas democracias. Grande parte do que conhecemos sobre essas instituições é produto de pesquisas. Se o intuito é compreender diversos estudos que buscam explicar problemas que envolvem a população como, por exemplo, comportamento político, religiosidade, mercado de trabalho, entre outros, que tipo de pesquisa é a mais indicada?

O press release deve cumprir a função de subsidiar ou complementar o trabalho de levantamento de informações do repórter. De modo geral, funciona como uma sugestão de pauta, o ponto de partida do trabalho do repórter, a quem cabe dar seqüência às demais etapas da reportagem, que são entrevistas, consulta, checagem de informação e redação do texto final da matéria. Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye (2002) apontam alguns requisitos para a estruturação do release. Quanto aos parágrafos intermediários, é correto afirmar que:

A um jornalista que lhe perguntou o que seria a crônica, Rubem Braga (1913-1990) respondeu: "se não é aguda, é crônica". A frase, em tom de brincadeira, já dá pistas sobre alguns dos atributos indispensáveis para um bom texto desse gênero: o humor e a surpresa. Metade ficção, metade realidade, as crônicas divertem e inspiram um novo olhar sobre o cotidiano. O site Educar para Crescer, da Editoria Abril, indica para leitura 10 livros de cronistas brasileiros. Crônica que tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto; que pode ser narrada tanto na primeira quanto na terceira pessoa do singular; que é um texto em prosa (podendo ter linguagem poética); e comprometido com fatos cotidianos (banais, comuns) são características que definem melhor a crônica:

Atualmente há 2 grandes circuitos que um trabalho gráfico pode seguir: o circuito digital e o circuito convencional. Para decidir qual escolher, é preciso considerar fatores como tiragem, qualidade, prazo, preço, enfim, conhecer bem todos os processos de impressão convencionais e digitais. Cada vez mais as gráficas têm optado pelo processo digital ou offset digital que tem como principal característica:

Em seus primórdios, os estudos em Comunicação Social dedicaram-se principalmente ao papel e efeito social do rádio, uma vez que esse veículo fora a primeira mídia a alcançar proporções e popularidade suficientes para ser caracterizado como meio de comunicação de massa. Além disso, seu alcance o levou a ser amplamente utilizado pelos estados totalitários que emergiram na Europa no período entre guerras. Em sua primeira fase, os estudos concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos. A Teoria Hipodérmica, também conhecida como "Teoria dos Efeitos Ilimitados", analisou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas. Seu modelo comunicativo é baseado no conceito de "estímulo/resposta", que significa:

La communication publique (1995[2005]) é o título mais conhecido de Pierre Zémor e referência nos estudos brasileiros sobre comunicação pública. A análise do autor parte da ideia de que a comunicação está presente em toda a parte. Para ele, a comunicação pública é definida pela legitimidade do interesse geral e estende-se para além do domínio público segundo o estrito senso jurídico. Ela acompanha a aplicação de uma regra, o desenvolvimento de um procedimento e a elaboração de uma decisão. As mensagens são, por princípio moral, emitidas, recebidas e tratadas por instituições públicas "em nome do povo".

Portanto, com base nessa afirmação, pode-se concluir que:

Segundo Rivaldo Chinem (2003), o release é o ponto de partida para uma matéria, como um aviso de algum evento. Trata-se de um texto elaborado nos moldes estruturais do discurso jornalístico, objetivando informar as redações sobre assuntos de interesse da organização. Tendo em vista a popularização da informação com o advento da internet, o autor cita quatro novas classificações de releases:

Acerca do gênero jornalístico editorial, assinale a alternativa correta.

Os designers de jornais dão forma ao texto, escolhem os tamanhos das fotos e títulos (tanto das letras como quanto espaço vai ocupar na página), usando como princípio o ( I ) projeto gráfico. Geralmente usam programas de editoração eletrônica no computador para compor os elementos nas páginas antes de imprimir. Antigamente, antes da paginação digital, se utilizavam "bonecas" (miniaturas) das páginas para prever com precisão milimétrica o ( II ) layout de cada página em tamanho natural. Um ( III ) boneco completo era necessário para designar a colunagem pela qual a impressora rotativa (typesetter) iria definir os tipos e organizar as colunas de texto. Leia as definições a seguir e faça a correta associação com os números/palavras em negrito no texto.

a. Estudo que definirá as características visuais de um produto periódico, que se repetirão a cada edição.

b. Estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações, a composição das matérias e como cada tema deverá ser tratado.

c. É a materialização da proposta visual dos elementos tipologia, cores, estilo de ilustração - que compõem o produto.

d. É o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel, tipologia, imagens) da forma como se deseja utilizar em sua versão final.

e. É uma película transparente na qual se registra a imagem por meio de registro fotográfico. É o processo intermediário entre a finalização do arquivo em computador e a impressão.

Assinale a alternativa que apresente a correta associação.

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