Leia a tira a seguir.
O sujeito é o termo da oração com o qual o verbo mantém concordância e sobre o qual o predicado enuncia algo – definição mais abrangente que a tradicional “termo que pratica a ação do verbo". Na tirinha, esse termo aparece de maneiras diferentes. Assim, assinale a alternativa CORRETA.
Observe a tirinha.
O humor da tirinha é percebido quando o autor resolve quebrar certa expectativa ao usar uma oração subordinada que
Observe a figura abaixo.
Considere a linguagem verbal e não verbal utilizada pelo autor dessa peça publicitária. Sobre os mecanismos linguísticos empregados, assinale a alternativa CORRETA.
O texto a seguir é referência para a próxima questão.
Quem nunca saudou alegremente um estranho pensando tratar-se de antigo conhecido? Quem nunca tomou uma pessoa por outra? Eu mesmo tive um vizinho de bairro, muito cordial, que me cumprimentava com um sonoro “Meu professor!" ― até que descobri, por terceiros, que ele estava convencido de que eu tinha sido seu professor de Matemática numa cidade em que jamais pus o pé. Essa confusão entre pessoas é o que se pode chamar de quiproquó, termo derivado da expressão latina quid pro quo, significando literalmente “uma coisa por outra" (escrito qüiproquó antes do Acordo).
Disponível em: <http://sualingua.com.br/2013/11/23/quiproquos/>. Acesso em: 18/04/2018.
Uma das informações dadas no texto é de maior teor ortográfico-gramatical do que semântico. Assim, de acordo com os conhecimentos que você acumulou ao longo de sua formação e com essa informação do texto anterior, é CORRETO afirmar que a palavra quiproquó
Leia com atenção a frase a seguir.
Gouveia, pesquisador persuasivo, conseguia questionar enunciados incorretos.
Se a palavra INCORRETOS for convenientemente substituída, então as sete palavras da nova frase apresentarão um
determinado padrão com relação às letras que as compõem. Para que isso ocorra, uma das possibilidades é substituir
INCORRETOS por
Leia o texto a seguir.
Uma mudança que já vem ocorrendo na prática em nossa língua, inclusive pelos praticantes da norma-padrão, é o verbo “namorar". A raiz desse verbo é “am", que significa “união". E sua ação pressupõe algo direto, em um reveza-mento constante de agente/paciente. É um verbo transitivo direto (claro, quando exigir complemento). Todavia, talvez porque psicologicamente nos neguemos a aceitar que a ação de namorar seja individual, o povo juntou certa preposi-ção a esse verbo, estabelecendo, assim, a companhia. [...] É praticamente impossível que a forma considerada correta se mantenha como tal.
Revista Língua Portuguesa. Edição 62, p. 20 (Adaptado).
Certas estruturas linguísticas vão sendo modificadas pelos falantes de acordo com a percepção que eles têm sobre elas, ainda que a norma-padrão costume manter suas prescrições. Assim, qual das frases a seguir, retiradas de jornais, é fruto da referida mudança na regência do verbo “namorar" e, portanto, está em desacordo com a norma-padrão?
Leia o texto.
Observe, nesse texto, o emprego dos verbos e dos modos em que estão conjugados e assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a estrutura sintática de regência, de concordância e de colocação dos trechos repetidos a seguir, assinale a alternativa que faz uma afirmação CORRETA.
Ao escrever, utilizamos certos mecanismos de coesão que garantem a progressão semântica, gramatical e textual do conteúdo a ser informado. Assinale a alternativa que trata de um dos elementos de coesão destacados no texto explicitando CORRETAMENTE sua função.