Para identificar as possíveis causas das reclamações em determinada unidade de saúde, o assistente administrativo resolveu utilizar o diagrama de causa-efeito. A partir da identificação do problema, buscam-se as causas, analisando o que se convencionou chamar de 6Ms: material, mão de obra, máquina, método, meio ambiente e:
Foi solicitado ao assistente administrativo que levantasse informações sobre a qualidade do atendimento em uma das unidades de saúde administradas pela RioSaúde. O instrumento utilizado pelo profissional apresentou uma série de desvantagens, entre elas: tornou o processo de levantamento das informações demorado, coletou impressões errôneas e, além disso, esse instrumento não pode ser utilizado de forma isolada. Assim, de acordo com Araújo (2004), é possível concluir que o instrumento empregado é:
Segundo Araujo (2004), o documento administrativo que define as normas, as diretrizes e apresenta o detalhamento de como fazer o trabalho de natureza burocrática é o manual de:
Uma das atribuições do assistente administrativo é participar em ações de aprimoramento do exercício das atividades profissionais. Para garantir um processo de melhoria contínua, o assistente administrativo pode utilizar uma filosofia da qualidade conhecida como: