Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere a citação da Arte-educadora Ana Mae Barbosa.

“A arte na educação, como expressão pessoal e como cultura, é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento individual".

(BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: Barbosa, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2008.)

Diante do exposto e sobre o ensino da música na escola, é correto afirmar que:

A legislação educacional brasileira atual e vigente no país considera o ensino da Arte nos anos do ensino fundamental como disciplina:

As atividades artísticas podem assumir funções a partir do interesse do indivíduo ou do contexto social no qual essas atividades estão inseridas.

I. Função formalista
II. Função utilitária
III. Função naturalista

IV. Função pragmática

Realize a associação dos objetivos e/ou os critérios de avaliação com as suas respectivas funções e assinale a alternativa correta.

(__) A Arte está a serviço de interesses históricos, religiosos e políticos.
(__) A Arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não é valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
(__) São critérios utilizados na avaliação de objetos artísticos: conceitos a partir do resultado da experiência visual e estética.
(__) Está voltada para os interesses estruturais das linguagens artísticas, conteúdos e modo de apresentação.

TEXTO I

TEXTO II

“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo, mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído".

DURAS, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985

A imagem e o texto do romance de Marguerite Duras apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão. Qual item mostra os gêneros representados nos textos acima?

Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica, poderá auxiliar o jovem em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Conforme afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, “construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano" (PCN, 1998, p.80).
Nessa perspectiva, o documento apresenta os objetivos gerais do ensino da Música, com EXCEÇÃO de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282