Considere a citação da Arte-educadora Ana Mae Barbosa.
“A arte na educação, como expressão pessoal e como cultura, é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento individual".
(BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: Barbosa, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2008.)
Diante do exposto e sobre o ensino da música na escola, é correto afirmar que:
A legislação educacional brasileira atual e vigente no país considera o ensino da Arte nos anos do ensino fundamental como disciplina:
As atividades artísticas podem assumir funções a partir do interesse do indivíduo ou do contexto social no qual essas atividades estão inseridas.
I. Função formalista
II. Função utilitária
III. Função naturalista
IV. Função pragmática
Realize a associação dos objetivos e/ou os critérios de avaliação com as suas respectivas funções e assinale a alternativa correta.
(__) A Arte está a serviço de interesses históricos, religiosos e políticos.
(__) A Arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não é valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
(__) São critérios utilizados na avaliação de objetos artísticos: conceitos a partir do resultado da experiência visual e estética.
(__) Está voltada para os interesses estruturais das linguagens artísticas, conteúdos e modo de apresentação.
TEXTO I
TEXTO II
“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo, mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído".
DURAS, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985
A imagem e o texto do romance de Marguerite Duras apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão. Qual item mostra os gêneros representados nos textos acima?
Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica, poderá auxiliar o jovem em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Conforme afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, “construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano" (PCN, 1998, p.80).
Nessa perspectiva, o documento apresenta os objetivos gerais do ensino da Música, com EXCEÇÃO de: