As atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas são classificadas como barreiras:
Os itens de Tecnologia Assistiva concedidos pelo MEC – SEESP nos kits de recursos para alunos com baixa visão e alunos cegos do ensino fundamental de escolas públicas são:
No Braille Fácil, a impressão dos dois lados do papel é chamada de:
De acordo com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, considera-se pessoa com deficiência aquela que:
Existem fundamentos filosóficos, psicológicos e legais que sustentam a proposta da inclusão escolar. Para que o aluno tenha um atendimento capaz de melhorar sua comunicação e sua mobilidade, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz uso de recursos de Tecnologia Assistiva que ampliam a participação do aluno com deficiência nos desafios educacionais propostos pela escola. O AEE pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva, visando a realização de tarefas acadêmicas e a adequação do espaço escolar, EXCETO do/da:
Grande parte dos surdos brasileiros tem dificuldade em ler e escrever textos em português, pois a experiência de comunicação dessas pessoas é extremamente visual. No Brasil, existem soluções responsáveis por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Assinale a alternativa que apresenta soluções que fazem a tradução de conteúdos digitais para Libras.
Os sinais que configuram o alfabeto podem formar palavras assim como na Língua Portuguesa, no entanto essa formação de palavras é descrita como datilologia. Assinale a alternativa que representa a tradução da frase escrita por Strobel (1998)
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destina-se a:
O Comitê de Ajudas Técnicas disponibiliza uma tabela de produtos de Tecnologia Assistiva concedidos pelo INSS. Para uma pessoa com deficiência física, pode-se compreender como recurso uma prótese:
Uma Linha Braille é um equipamento que tem a capacidade de:
Para configurar a voz SAPI através da opção Multimídia do Dosvox, deve-se proceder através da opção M – multimídia, em seguida S – configurador da fala SAPI e selecionar a opção:
Assinale a opção que completa corretamente a frase a seguir:
A partir de 2004, com a _____________, a deficiência de ordem cognitiva que era denominada de Mental passou a ser chamada de Deficiência Intelectual.
Para solucionar os problemas como ruído, reverberação (eco) e distância entre o aluno e o professor na sala de aula, existem alguns dispositivos eletrônicos que vêm auxiliando a criança deficiente auditiva no processo de aprendizagem. Existe um sistema em que o transmissor e o microfone são utilizados pelo professor e o receptor pelo aluno com deficiência auditiva. O transmissor envia as mensagens, as quais são recebidas pelo aluno através de seu receptor e são amplificadas para um nível de audição confortável para a criança (Brasil, 2006). Assim, a fala do professor fica mais intensa que o ruído da sala de aula, melhorando a qualidade do som para a criança. Este dispositivo é conhecido como sistema:
A Tecnologia Assistiva pode ser definida como:
Ao editar um texto com o Edivox é possível agregar marcas de formatação com o objetivo de: