No texto lido, o autor utiliza-se de um recurso linguístico que permite um gênero absorver outro. A esse recurso dá-se o nome de
Os Parâmetros Curriculares Nacionais
propõem o texto como unidade básica do
trabalho com o ensino de Língua Portuguesa
e os gêneros não se desvinculam dos
textos. Sobre esse propósito é possível
afirmar:
I Não é possível construir um texto (oral
ou escrito) sem que se realize um
gênero textual.
II O domínio dos gêneros pode contribuir
para uma participação social mais
ampla, com vistas a um exercício mais
pleno da cidadania.
III A escola deve, prioritariamente, se
ocupar dos gêneros primários, já que
os secundários podem ser mais
facilmente aprendidos noutras esferas
mais cotidianas.
IV Quando se domina um gênero textual,
domina-se uma forma linguística e não
uma forma de realizar objetivos
específicos em situações
sociocomunicativas.
Das proposições pode-se afirmar que estão
corretas apenas:
No primeiro quadrinho, o termo aqui representa uma das categorias da enunciação que indica espaço:
No texto, as referências onde ocorrem os fatos são feitas de modo vago, não se dando nome ao país nem às personagens, daí se justifica o grande emprego de
Em: “Mas, se paravam de roubar, ficavam pobres...” No período, a oração em negrito é subordinada
Em: “Ocorre que no país apareceu um homem honesto. “ A oração em destaque é subordinada
Em: “Ele deixava que lhe roubassem tudo... “ Os termos destacados exercem, na oração, a função sintática, respectivamente, de
O trecho que traz a caracterização cujo
sentido é marcado pela subjetividade é:
O poema “A Máscara”, de W.B. Yeats, abre o texto “Vida de Professor”, de Jay Parini, com o intuito de
Pela leitura do texto, pode-se entender que o autor condena um tipo de educação
Ainda com relação ao texto, pode-se inferir
que estão corretas as proposições:
I É instigante pensar que uma escola
possa servir de laboratório para a
construção de uma convivência cidadã
sem exclusão.
ÍI Embora seja difícil trabalhar práticas e
conteúdos sobre cidadania, a escola
deve fomentar o debate e oportunizar
diferentes vivências para educação
cidadã.
II Na escola, a imagem que aparece
evidencia nuanças de consensos
sobre educação como fator ético de
IA escola permite vivências possíveis
através dos equipamentos urbanos —
localizar-se, transportar-se, comprar,
vender, produzir, brincar, enfim,
habitar.
Estão CORRETAS apenas:
O quarto quadrinho do texto apresenta o conectivo mas, que normalmente opõe duas ideias contrárias. Esse recurso linguístico como fator de textualidade realiza uma
O título do texto “Ovelha Negra” refere-se ao “homem honesto”, isso caracteriza uma
Em: “Fizeram-se os contratos, estabeleceramse os salários. ” Os termos em destaque classificam-se, respectivamente, como