Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Um dos fatores de grande importância na formação da personalidade do individuo é a sua cultura musical. Assim constituem contribuições da música na formação dos indivíduos:

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas). Todas as afirmações abaixo relacionadas aos movimentos artísticos estão corretas, EXCETO.

A arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características:

Etimologia da palavra TEATRO deriva do grego THEATRON que significa "o que se vê" "teatro: olhar com interesse”; e "tron": donde Ou seja: o local de onde se vê. no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. Analise as afirmações abaixo a partir dessas informações: I. Na cena teatral, o cenário e os figurinos situam o ator no espaço e são historicamente considerados mais importantes que a palavra. II. O ator pode ser considerado como o vínculo entre o texto do autor, as diretivas de encenação do encenador e o olhar e a audição do espectador. III. A plateia dá significado ao espetáculo. É um grupo com o qual o ator está compartilhando uma experiência. IV. A relação intrínseca entre as diversas linguagens presentes no teatro — cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação etc. — não contribui para a definição do teatro como síntese artística. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

As competências de produção dos alunos da escola média em teatro podem caracterizarse pelo saber: I. Fazer criações de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz, do gesto; II. Improvisar, atuar e interpretar personagens, tipos, coisas, situações; III. Atuar na convenção palco/plateia e compreender essa relação; IV. Pesquisar, analisar e adaptar textos dramáticos e não dramáticos com vistas à montagem de cenas, performances ou espetáculos, inclusive os referentes a artes audiovisuais como televisão, vídeo, cinema, telas informáticas, dentre outros. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

A famosa obra Abaporu, cuja imagem está

abaixo, sintetiza os novos rumos da arte

brasileira a partir da Semana de Arte

Moderna de 1922. A autora dessa pintura foi

a artista:

Segundo os PCNs, o conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento estuda o fenômeno artístico como: EXCETO

A história da arte está relacionada à cultura dos mais variados povos existentes. Ela atravessa os tempos, criando e contando o passado e recriando o presente. Sobre esse assunto todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.

As danças folclóricas são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo. Com relação às danças folclóricas brasileiras assinale a alternativa INCORRETA

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Todas as afirmações abaixo sobre a estética e a arte estão corretas, EXCETO.

A história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações. Analise as afirmações abaixo sobre a história da arte I. As pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos em todos os continentes do planeta, constituem as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico. II. Heitor Villa-Lobos incorporou em suas obras elementos do folclore, das melodias indígenas, das músicas populares e a sonoridade dos pássaros e da realidade brasileira. Com ele iniciou-se a música moderna brasileira. III. No período da colonização do Brasil, a arte indígena foi bastante valorizada e compreendida pelos portugueses. IV. Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, precisamente entre os séculos XIV e XV, houve uma explosão de renovação artística que culminou na Arte Renascentista, cujo triunfo ocorreu na Itália do século XVI. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

Todos os objetivos abaixo podem ser considerados um objetivo geral da área de dança, EXCETO.

Refere-se à parte gráfica, ou seja, a parte escrita da música, a qual dará base para anotarmos as outras partes.

Todas as afirmações abaixo sobre os movimentos artísticos estão corretas, EXCETO.

O tempo na música é organizado através do Ritmo, com durações variáveis que dividem a música em padrões de sons e silêncios. Analise as afirmações abaixo sobre esse assunto. I. O tempo na música é tão importante que merece uma área de estudo exclusivo que é a Rítmica. II. O Ritmo é um elemento físico da música que põe todos na mesma sintonia e movimento. Sua unidade é o Pulso. III. A Pulsação é a ocorrência regular do ritmo no tempo um após outro, é a batida em intervalos determinados e constantes. IV. 1 Pulsação = 1 Tempo = 1 Beat (em inglês). A velocidade da pulsação pode variar de música para música, umas são lentas outras mais rápidas. Essa velocidade é chamada de Andamento, que é medido em "batidas por minuto". Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282