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Sobre Interpretação musical, assinale a alternativa INCORRETA.

Em relação ao compositor Heitor Villa-Lobos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Nasceu no dia 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro, filho de Raul Villa-Lobos e Noêmia Umbelina Santos Monteiro.

II. Em fevereiro de 1922, realizava-se a Semana de Arte Moderna, que foi o marco para a renovação artística nacional. H. Villa-Lobos participou desse excerto, fazendo ouvir a sua música autoral.

III. Antes de sua viagem à Europa, Francisco Braga foi a um cartório e fez um atestado de competência artística: “o senhor Villa-Lobos tem um enorme talento musical. De uma capacidade produtora enorme, tem uma bagagem artística considerável, na qual existem obras de valor, sendo algumas bem originais.”

IV. Retornou da Europa empolgado por uma ideia: promover a educação musical no Brasil. Carlos Drummond de Andrade relata: “Quem o viu um dia comandando o coro de 40 mil vozes adolescentes, no estádio do Vasco da Gama, não pode esquecê-lo nunca.”

Johann Sebastian Bach, Guillaume de Machaut, Piotr Ilitch Tchaikowsky, Claudio Monteverdi, Wolfgang Amadeus Mozart e Igor Strawinsky são compositores que pertencem, respectivamente, aos seguintes períodos da história da Música:

Ludwig van Beethoven (1770-1827) compôs obras para orquestra (sinfônicas), para orquestra com solistas (concertantes), para conjuntos de câmara, para piano solo, para coros, vozes solistas, coro e orquestra, além de outras formações. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

I. Dentre as 32 sonatas para piano solo, no catálogo de Beethoven, a opus 57 é conhecida como Appassionata, composta entre 1804 e 1805.
II. São cinco os Concertos para Piano e Orquestra. O último, Opus 73, é conhecido como Imperador.
III. Da coleção de sinfonias, a sexta delas, Opus 68, é conhecida como Pastoral.
IV. A única ópera de seu catálogo traz o nome de Fidélio, Opus 72.
V. Para piano, violino e violoncelo, Beethoven compôs o extraordinário Trio Arquiduque, Opus 97, dedicado ao arquiduque Rudolphe. Com ele, Beethoven se despede das apresentações públicas como pianista, em 1814.

A Missa, rito da igreja católica romana, está estruturada em partes fixas e partes móveis de acordo com o chamado ano litúrgico. A sequência das partes fixas da missa, conhecida como ordinário, serve como modelo estrutural da missa, enquanto gênero musical. Muitos compositores escreveram missas ao longo de toda a História da Música, especialmente os que eram subsidiados pelo clero.

Assinale a alternativa que apresenta as partes da famosa Missa Nelson, de Joseph Haydn, na ordem correta de aparecimento.

Em relação à sonata, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. No final do século XVI, utilizavam-se várias palavras para designar peças instrumentais, uma das quais era “sonata” (do italiano sonare) em oposição à “cantata” (do italiano cantare).

II. No decorrer dos séculos XVII e XVIII, já se fazia a distinção entre dois tipos: sonata da câmera, que começou a introduzir os andamentos no lugar dos movimentos de dança; e a sonata da chiesa, que seguia os moldes da suíte.

III. As primeiras sonatas eram monotemáticas. No entanto, no período clássico, o primeiro movimento era constituído sobre dois temas, surgindo uma estrutura bitemática.

IV. Com Beethoven e outros compositores, atingiu a forma cíclica, na qual um tema ou mais estão presentes em todos os movimentos.

Sobre a História da música no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Dentre os gêneros explorados pelos compositores do Romantismo, os prelúdios para piano solo apresentam grande riqueza de efeitos e são intimamente relacionados ao idiomático do instrumento. Reunidos sob o Opus 28, 24 deles são apresentados cada qual em uma diferente tonalidade. A coleção vem inspirada na tradição que remonta aos prelúdios e às fugas de Bach etambém serve de inspiração, depois, para compositores como Debussy, Scriábine, Rachmaninoff, Shostakovich, entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o compositor do Período Romântico que responde pela coleção Opus 28, de Prelúdios para piano.

Leonin e Perotin são dois importantes nomes da música antiga no período em que se erguia, em Paris, a catedral de Notre-Dame.

Assinale a alternativa que apresenta qual o gênero bastante utilizado por eles.

Compositor, regente e maestro de banda americana, seu nome ficou fortemente associado com a chamada marching band. Famoso como bandleader, esteve a serviço da Banda dos Fuzileiros Navais dos EUA e compôs, dentre muitas outras, as famosíssimas marchas The Liberty Bell, The Star and Stripes Forever, The Washington Post e Hands Across the Sea.

Assinale a alternativa que apresenta o nome desse compositor.

Sobre intervalos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Ao inverter um intervalo de 5ª diminuta, tem-se uma 4ª aumentada.
II. Ao inverter um intervalo de 3ª menor, tem-se uma 6ª aumentada.
III. Ao inverter um intervalo de 7ª maior, tem-se uma 3ª menor.
IV. Todas as quintas obtidas a partir das notas da escala de dó maior são justas.
V. Todas as sextas menores possuem dois semitons.

Considere as características que cada item apresenta e assinale a alternativa correta. São características do Período Romântico:

I. Exploração da tonalidade em direção a um cromatismo cada vez mais rico;
II. Maior liberdade formal, valorização da expressão de emoções e caráter rapsódico na maioria das obras para instrumento solo;
III. Expansão da orquestra ganhando, por vezes, proporções gigantescas;
IV. Virtuosismo técnico, sobretudo no desempenho de violinistas e pianistas;
V. Concepção do chamado drama musical e importantes coleções de Lieder.

O chamado estilo policoral surge, durante o Renascimento, muito devido às condições acústicas da basílica de São Marcos, em Veneza, onde haviam dois órgãos e duas galerias para coros nas laterais do edifício. Dadas essas condições arquitetônicas e de acústica, compositores tiveram ocasião de escrever para mais de um coral em simultâneo. Instrumentos também participam dessa trama policoral, que é um estilo híbrido de homofonia e contraponto imitativo. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um dos maiores representantes dessa arte típica do norte da Itália.

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