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Em relação aos conceitos da metalurgia, assinale a alternativa INCORRETA.

Uma corrente de processo, oriunda de uma linha industrial e contendo um fluido cujo calor específico é igual a 1,0 kcal.kg -1.K-1, apresenta vazão mássica igual a 4.000 kg.min-1, inicialmente a 30°C, e é usada para resfriar, em um trocador de calor, um fluido quente de calor específico igual a 0,5 kcal.kg-1.K-1 e vazão mássica de 2.000 kg.min-1. As temperaturas de entrada e saída do fluido quente no trocador de calor são iguais a 70°C e 40°C, respectivamente. Devido a avarias sofridas em uma das bombas que faz o transporte do fluido quente, houve redução, à metade, da vazão. Essa situação ocasionará diminuição de X% na temperatura do fluido de resfriamento na sua saída do trocador de calor, em relação à operação normal. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o intervalo com o valor de X.

Sobre a física do som, assinale a alternativa correta.

Em relação aos conceitos da transferência de calor, assinale a alternativa correta.

Em relação aos combustíveis e lubrificantes, assinale a alternativa INCORRETA.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O crescente uso de polímeros reforçados com fibras de carbono no setor aeronáutico deve-se, principalmente, ao constante desafio que essa indústria possui na obtenção de componentes que exibam os maiores valores de resistência mecânica e de rigidez específicas entre os materiais disponíveis. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais, por exemplo, permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.
( ) A aeronave supersônica F22, que atinge velocidades de 1,5 Mach, utiliza, em sua estrutura, 24% de material compósito polimérico, 39% de titânio, 16% de alumínio, 6% de aço e 15% de outros materiais, sendo que 50% do peso em compósito é constituído da matriz de resina bismaleimida (BMI). A aeronave F22, apesar de suas velocidades de voo, não utiliza, em suas superfícies externas, material retardante de chama, devido às características de resistência térmica e química da BMI.
( ) No setor aeroespacial, tem-se, ainda, os compósitos carbono/carbono constituídos por uma matriz de carbono, proveniente de precursores à base de resinas ou piches. A aplicação do carbono tem sido incentivada pela sua alta deformação na ruptura, mas limitada devido à sua alta sensibilidade a imperfeições, anisotropia, variabilidade nas propriedades, dificuldades no processo de obtenção de componentes de grandes dimensões e formatos complexos.

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