Diante de um sanduíche e de uma porção de batatas fritas, um garoto, muito interessado na quantidade de calorias que pode ingerir em cada refeição, analisa os dados de que dispõe. Ele sabe que a porção de batatas tem 200 g, o que equivale a 560 calorias, e que o sanduíche tem 250 g e 500 calorias. Como ele deseja comer um pouco do sanduíche e um pouco das batatas, ele se e diante da questão: "Quantos gramas de sanduíche e quantos gramas de batata eu posso comer para ingerir apenas as 462 calorias permitidas para esta refeição?"
Considerando que x e y representam, respectivamente, em gramas, as quantidades do sanduíche e das batatas que o garoto pode ingerir, assinale a alternativa correspondente a expressão algébrica que relaciona corretamente essas quantidades.
Em um concurso realizado em uma lanchonete, apresentavam-se ao consumidor quatro cartas voltadas para baixo, em ordem aleatória, diferenciadas pelos algarismos 0, 1, 2 e 5.0 consumidor selecionava uma nova ordem ainda com as cartas voltadas para baixo. Ao desvira-las, verificava se quais delas continham o algarismo na posição correta dos algarismos do numero 12,50 que era o valor, em reais, do trio- promoção. Para cada algarismo na posição acertada, ganhava-se R$ 1,00 de desconto. Por exemplo, se a segunda carta da sequencia escolhida pelo consumidor fosse 2 e a terceira fosse 5, ele ganharia R$ 2,00 de desconto.
Qual é a probabilidade de um consumidor tido ganhar qualquer desconto?
Uma pesquisa foi realizada para tentar descobrir, do ponto de vista das mulheres, qual e o perfil da parceira ideal procurada pelo homem do sec.XXI. Alguns resultados estão apresentados no quadro abaixo.
Se a pesquisa foi realizada com 300 mulheres, então a quantidade delas que acredita que os homens odeiam ir ao e pensa que eles preferem que elas façam todas as tarefas da casa é
Uma pesquisa foi realizada para tentar descobrir, do ponto de vista das mulheres, qual e o perfil da parceira ideal procurada pelo homem do sec. XXI. Alguns resultados estão apresentados no quadro abaixo.
Se a pesquisa foi realizada com 300 mulheres, então a quantidade delas que acredita que os homens odeiam ir ao e pensa que eles preferem que elas façam todas as tarefas da casa é
O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet ern tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como "ícones que demonstram emoção").
João diz: oi
Pedro diz: blz?
Joao diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank
Joao diz: oq vc to fazendo?
[---]
Pedro diz: tenho q sair agora...
Joao diz: flw
Pedro diz: vlw, abc
Para que a comunicação, como no MSN se de
em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de
Vera, Silvia e Emilia saíram para passear pela chácara com Irene.
— A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene!— comenta Silvia, maravilhada diante dos canteiros de rosas e hortênsias.
— Para começar, deixe o "senhora" de lado e esquema o "dona" também — diz Irene, sorrindo. — Já é um custo aguentar a Vera me chamando de "tia" o tempo todo. Meu nome 6 Irene.
Todas sorriem. Irene prossegue:
— Agradeço os elogios para o jardim, só que você vai ter de faze-los para a Eulalia, que é quem cuida das flores. Eu sou um fracasso na jardinagem.
BAGNO, M. A língua de Eulalia: Novela Sociolinguística. São Paulo:
Contexto, 2003 (adaptado).
Na língua portuguesa, a escolha por "você" ou "senhor (a )" denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo() apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Silvia emprega a forma "senhora" ao se referir a Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de "senhora" ao se referir interlocutora ocorre porque Silvia
TEXTO B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta - dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema - estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que
Cada vez mais, as pessoas trabalham e administram serviços de suas casas, como mostra a pesquisa realizada em 1993 pela Fundação Europeia para a Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiente de Trabalho. Por conseguinte, a teatralidade da casa' é uma tendência importante da nova sociedade. Porem, não significa o fim da cidade, pois locais de trabalho, escolas, complexos médicos, postos de atendimento ao consumidor, áreas recreativas, ruas comerciais, shopping centers, estadios de esportes e parques ainda existem e continuarão existindo. E as pessoas deslocar-se-ao entre todos esses lugares com mobilidade crescente, exatamente devido flexibilidade recém-conquistada pelos sistemas de trabalho e integração social em redes: como o tempo fica mais flexível, os lugares tornam-se mais singulares a medida que as pessoas circulam entre elas em um padrão cada vez mais móvel.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. V.1. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
As tecnologias de informação e comunicação tem a capacidade de modificar, inclusive, a forma das pessoas trabalharem. De acordo com o proposto pelo autor
DIGA NAO AO NAO
Quem disse que alguma coisa é impossível?
Olhe ao redor. O mundo esta cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido. "impossível."
"Impraticável."
"Não".
E ainda assim, sim.
Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronautic°. Sim, Visconde de Maud, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do pals. Sim, uma empresa brasileira também inovou no pals. Abasteceu o primeiro voo comercial brasileiro.
Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos.
Desenvolveu um Óleo combustível! mais limpo, o OC Plus.
O que é necessário para transformar o não em sim? Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar.
E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio
muito duro, dizer: vamos
Soluções de energia para um mundo real.
Jornal da ABI. n° 336, dez. de 2008 (adaptado).
O texto publicitário apresenta a oposição entre "impossível", "impraticável", "não" e "sim","sim", "sim". Essa oposição, usada como um recurso argumentativo, tem a função de
Canção amiga
Eu preparo uma canção,
em que minha mãe se reconheça todas as mães se reconheçam
e que fate como dois olhos.
[---]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens e adormecer as crianças.
ANDRADE, C. D. Novos Poemas Rio de Janeiro: Jose Olympio,
1948.(fragmento)
A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de
A falta de espaço para brincar e um problema muito comum nos grandes centros urbanos. Diversas brincadeiras de rua tal como o pular corda, o pique pega e outros tem desaparecido do cotidiano das crianças. As brincadeiras são importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, pois desenvolvem tanto habilidades perceptivo-motoras quanto habilidades sociais.
Considerando a brincadeira e o jogo como um importante instrumento de interação social, pois por meio deles a criança aprende sobre si, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, entende-se que
Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959, C.P. Snow lançou uma frase definitiva: "Não sei como era a vida antes do clorofórmio". De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um bidogo em atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado.
PIZA, D. Como era a vida antes do computador? OceanAir em Revista, n° 1, 2007 (adaptado).
Neste texto, a função da linguagem predominante é
No calendário utilizado atualmente, os anos são numerados em uma escala sem o zero, isto é, não existe o ano zero. A era crista se inicia no ano 1 depois de Cristo (d.C.) e designa-se o ano anterior a esse como ano 1 antes de Cristo (a.C.). Por essa razão, o primeiro século ou intervalo de 100 anos da era crista terminou no dia 31 de dezembro do ano 100 d.C., quando haviam decorrido os primeiros 100 anos após o inicio da era. O século II começou no dia 1 de janeiro do ano 101 d. C., e assim sucessivamente.
Como não existe o ano zero, o intervalo entre os anos 50 a.C. e 50 d.C., por exemplo, é de 100 anos. Outra forma de representar anos é utilizando-se números inteiros, como fazem os astrônomos. Para eles, o ano 1 a.C. corresponde ao ano 0, o ano 2 a.C. ao ano -1, e assim sucessivamente. Os anos depois de Cristo são representados pelos números inteiros positivos, fazendo corresponder o numero 1 ao ano 1 d.C.
Considerando o intervalo de 3 a.C. a 2 d.C., o quadro que relaciona as duas contagens descritas no texto é
Um decorador utilizou um único tipo de transformação geométrica para compor pares de cerâmicas em uma parede. Uma das composi95es esta representada pelas cerâmicas indicadas por I e II.
Utilizando a mesma transformação, qual é a figura que compõe par com a cerâmica indicada por III?
Muitas vezes o objetivo de um remédio é aumentar a quantidade de uma ou mais substancias já existentes no corpo do individuo para melhorar as defesas do organismo. Depois de alcançar o objetivo, essa quantidade deve voltar ao normal.
Se uma determinada pessoa ingere um medicamento para aumentar a concentração da substancia A em seu organismo, a quantidade dessa substancia no organismo da pessoa, em relação ao tempo pode ser melhor representada pelo gráfico