Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Cesca (2008, p. 48), “[...] para as relações públicas, evento é a execução do projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto a seu público de interesse”. Essa é uma definição de evento:

Uma instituição de ensino federal não deve se preocupar em arrecadar recursos financeiros com a realização de eventos, e ter essa como uma atividade lucrativa. Analise os itens abaixo e assinale a única alternativa correta, conforme a autora Martin (2003, p.100). I. Patrocínio é a provisão de recursos financeiros pagos por uma organização diretamente para um evento ou atividade em troca da associação direta com o mesmo. II. Permuta é a troca de produtos e/ou serviços de interesse do evento sem o envolvimento monetário. III. Apoio não tem envolvimento monetário. Existe apenas a cessão da força e credibilidade da marca da empresa.

Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, foram servidas 14 milhões de refeições nos refeitórios da Vila Olímpica e outras áreas da competição. O Comitê Organizador trabalhou com as ONGs WWF e Conservação Internacional para selecionar os critérios de rastreabilidade para a carne, já que a carne de boi precisou vir de fornecedor que garantiu não comprar de pecuarista em área de desmatamento ilegal. Além disso, o comitê fez uma parceria com o Marine Stewardship Council, organização internacional responsável pela principal certificação marinha no intuito de incentivar um sistema de certificação que permitirá servir pirarucu de pesca sustentável na Amazônia ou de uma reserva extrativista marinha no litoral do Brasil. Essas preocupações refletem quais ações?

Indique a ordem de precedência correta nas cerimônias oficiais de caráter estadual, ocorridas em Palmas, capital do Tocantins, mais especificamente no Palácio Araguaia.

Precedência, Primazia e Presidência significam, respectivamente:

Existem certas regras de comportamento que devem ser do conhecimento de todos aqueles que vivem em sociedade, e cuja aplicação nas relações sociais demonstram o nível social e cultural de cada pessoa. I. O homem apresenta sua esposa como "minha mulher", e a esposa o seu esposo como "meu marido". Apresenta-se uma pessoa de menor hierarquia à de maior. O homem é apresentado à mulher. II. Em uma apresentação, é a mulher quem sempre estende a mão primeiro, salvo com determinadas altas autoridades. O aperto de mão tem de ser firme, evitando-se apertar demais ou oferecer uma mão frouxa. III. Sempre que fizer uma apresentação, dizer claramente os nomes completos das pessoas. Quando se faz uma apresentação, os cavalheiros sempre ficam de pé; as senhoras, porém, podem permanecer sentadas, exceto quando apresentadas a uma pessoa de maior hierarquia ou de muito mais idade. IV. Em uma reunião, não se deve nunca deixar de olhar as pessoas com quem se fala ou quando nos são apresentadas ou somente sorrir ironicamente. V. Quando em um evento profissional não se deve falar aos gritos ou em um tom de voz alto demais; atender celulares e fazer todos os demais participarem de sua conversa; Indique a alternativa:

Um dos principais fatores considerados na tomada de decisão de patrocinar ou não um evento é:

"Kit para imprensa que contém os textos principais sobre o assessorado. É um conjunto de informações básicas sobre a performance, sua atividade, seu histórico, inserção no segmento, índices de desempenho, ações de responsabilidade social e outros. São informações padronizadas para serem distribuídas à imprensa em ocasiões de coletiva, entrevistas individuais e demais divulgações, como material de apoio" (MAFEI, 2004, p. 67).

São competências do Cerimonial Institucional: I. Manter uma listagem atualizada de todos os públicos de interesse da organização. II. Coordenar o cerimonial, fixar as funções de seus auxiliares e distribuir as atribuições. III. Assessorar a presidência da organização sobre a programação, o protocolo e o cerimonial das solenidades e as recepções às quais deva ou não comparecer, informando sobre todos os dados complementares, inclusive o traje exigido. IV. Coordenar e organizar as solenidades oficiais, que envolvam a presidência e diretoria da organização, assim como o cerimonial de visitas de altas personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, providenciando, inclusive os meios de transporte e hospedagem, se necessário for. V. Elaborar o roteiro e o script das cerimônias.

Os públicos em Relações Públicas, normalmente, são distintos em três categorias. Aponte a alternativa com essas categorias.

Em relação à tipologia de eventos, assinale a única alternativa correta.

Assinale a única alternativa incorreta. Segundo ALLEN et al (2008), para alcançar bons resultados e garantir o sucesso de um evento, o gestor de eventos deve: I. Ter uma compreensão clara do motivo pelo qual o evento existe (sua visão/missão); II. Definir os objetivos, as metas e as estratégias para atingir os objetivos traçados; III. Implementar as estratégias por meio de planos de ação obedecendo o contexto do orçamento geral do evento IV. Monitorar as ações e ajustar em caso adequação às situações adversas e avaliar em busca da melhoria constante

"Disposição muito utilizada quando se pretende promover um envolvimento direto e participativo de todos os convidados presentes no evento, sem prejudicar a participação de palestrantes com o uso de equipamentos" (GIACAGLIA, 2006, p.147). Marque a alternativa correta.

O planejamento de Relações é uma poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem da empresa: compreende desde a avaliação do mercado e da concorrência, passando pelo diagnóstico do posicionamento da marca até a definição de estratégias que combinem diferentes meios de comunicação interna e externa. Suas principais etapas são:

Segundo Peter Druker, “qualquer instituição tem de ter um impacto na sociedade a fim de cumprir sua missão”. Tal citação corresponde a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282