Analise as afirmações a seguir e marque aquela que representa uma assertiva incorreta.
Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada várias vezes. Em qual das alternativas a substituição da conjunção mas altera o sentido do enunciado no texto?
A escolha do uso de certas palavras no texto contribui para a construção do posicionamento argumentativo constituinte desse texto. Esse é o caso da palavra sinceramente, usada duas vezes, seguidamente. Com isso, marque a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir sinceramente no texto sem alterar o posicionamento argumentativo do mesmo.
Marque a alternativa em que a ausência de vírgula não altera o sentido do enunciado.
Variação linguística remete ao movimento natural de uma língua, que varia de acordo com o contexto geográfico, histórico e sociocultural em que os falantes dessa língua se manifestam. Considerando as variações linguísticas, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação falsa.
Ensinar língua materna com foco no ensino da
gramática demanda atentar-se ao fato de que há
diferentes tipos de gramática. Assim, cada tipo
específico de gramática que é trabalhado em sala de
aula resulta em atividades distintas e atendem a
objetivos diferentes de ensino. Sobre os diferentes
tipos de gramática, relacione as colunas a seguir e
assinale a alternativa que representa a sequência
correta.
(1) Gramática histórica
(2) Gramática gerativa
(3) Gramática cognitivo-funcional
(4) Gramática tradicional
( ) Surge a partir dos estudos de Chomsky na década de 50 . Ela analisa a estrutura gramatical das
línguas, percebendo a linguagem como reflexo de
um conjunto de princípios inatos.
( ) Amplia o escopo dos estudos linguísticos para
além da estrutura, incluindo também o evento de
fala. Ela analisa a estrutura gramatical e também a
situação de comunicação.
( ) Também chamada de gramática normativa, é
comumente utilizada nas escolas e dedica-se ao
estudo da norma culta de uma língua.
( ) Volta-se para o estudo da sequência de fases
evolutivas de uma língua, portanto acompanha as
fases de desenvolvimento de uma língua desde sua
origem.
Estudiosos mundo afora têm se dedicado a responder questões inerentes à aquisição das línguas. Dentre as hipóteses existentes para explicar a aquisição da linguagem, assinale a alternativa que apresenta afirmações relacionadas à hipótese do inatismo.
Marque a alternativa falsa em relação ao objetivo do uso dos exemplos de comportamentos de pais e filhos no texto.
Marque a alternativa correta quanto ao uso ou não
da crase nos três enunciados abaixo,
respectivamente.
As Coordenações do IFTO se propõem bastante
___ construir uma educação de qualidade.
Nós, alunos do IFTO, aspiramos ___ pesquisa
voltada para melhoria da vida das pessoas.
As queimadas em Palmas ultrapassam ___
capacidade de se suportar as fumaças constantes.
Segundo Jakobson, a linguagem possui uma
variedade de funções, para compreendê-las é
necessário considerar os elementos que constituem
o ato de comumicação (remetente, contexto,
mensagem, canal, código e destinatário). Com base
nesses elementos, o autor identifica seis funções da
linguagem, cada uma delas centrada em um deles.
Leia as assertivas, a seguir, a respeito das funções
da linguagem e marque a alternativa correta.
I. O trecho “[...] a gente almoça e só se coça, e se
roça, e só se vicia [...]”, da música flor da idade
de Chico Buarque (1973), é um exemplo de
função poética, visto que caracteriza-se pelo
foco na mensagem e em seu sentido.
II. “Quem faz inglês, faz mais sucesso.” Este texto
foi tirado de um outdoor de uma escola de
idiomas, trata-se de um exemplo de função
conativa, dado que centra-se no destinatário e
objetiva persuadí-lo.
III. Chamamos de função fática aquela que está
centrada no canal. Um exemplo dela seria a
utilização da palavra “alô” ao atender o
telefone.
IV. Em maio de 1994, o jornal Folha de São Paulo
publicou a seguinte manchete: “Acidente mata
Ayrton Senna”, podemos afirmar que trata-se
de função referencial, pois está centrada no
contexto e visa transmitir informação.
Marcuschi propõe “que se veja a Linguística do
Texto, mesmo que provisória e genericamente,
como o estudo das operações linguísticas e
cognitivas reguladoreas e controladoras da
produção, construção, funcionamento e recepção de
textos escritos ou orais. Seu tema abrange a coesão
superficial ao nível dos constituintes linguísticos, a
coerênica conceitual ao nível semântico e cognitivo
e o sistema de pressuposições e implicações a nível
pragmático da produção do sentido no plano das
ações e intenções. Em suma, a Linguística Textual
trata o texto como um ato de comunicação
unificado num complexo universo de ações
humanas. Por um lado, deve preservar a
organização linear que é o tratamento estritamente
linguístico, abordado no aspecto da coesão e, por
outro lado, deve considerar a organização
reticulada ou tentacular, não linear; portanto, dos
níveis do sentido e intenções que realizam a
coerência no aspecto semântico e funções
pragmáticas” (1983, p. 12-13).
Coerência e coesão representam propriedades
fundamentais para o estabelecimento de
textualidade. Assinale a alternativa que apresenta
somente termos relativos à coesão textual.
No caso do uso dos pronomes possessivos, marque a alternativa que apresenta a interpretação adequada da charge.
Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.
Considerando a relação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal para a compreensão da charge, não é adequado afirmar que: