Mariana Sales, Coordenadora de um curso técnico no IFSULDEMINAS, elaborou um memorando para
subsidiar a Reitoria quanto à utilização de laboratórios de informática em parceira com escolas públicas do
Sul de Minas Gerais. Antes de imprimir, solicitou à Aline Maia a revisão linguística do trecho a seguir:
Em todos os campus, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, de 7h às
22h., de segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e
projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e de tarde.
Considerando que a servidora Aline Maia observou o uso da língua padrão no gênero textual
“memorando”, a revisão feita foi:
A progressão temática refere-se à forma como um produtor de um texto apresenta e explora um tema. Qual título expressa melhor a forma escolhida pelo produtor do texto em análise na apresentação e exploração do tema?
A expressão “diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo” se refere à:
Leia a tirinha para responder a esta questão:
Na elaboração da tirinha, o produtor do texto, que tem como personagem Armandinho, considerou o
conhecimento prévio dos leitores em relação à parte da História do Brasil. Além da expressão facial da
personagem, os elementos linguísticos que se articulam e que contribuem para a construção da ironia no
texto e da opinião do produtor do texto são:
No trecho “À medida que ficamos mais velhos, a cárie em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo agravar outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, a expressão destacada expressa ideia de:
As palavras destacadas dos trechos “acesso à água fluoretada”, “higiene bucal correta” e “consumo elevado de açúcar” pertencem a uma categoria de palavras da língua que têm por função:
O Manual de Redação Oficial da Presidência da República indica a forma de diagramação dos documentos do Padrão Ofício. Qual está em desacordo com o referido Manual?
Para elaborar um documento no Padrão Ofício, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República recomenda:
Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação
Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a
qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II OOOOOOOOOOOOOOOO) Apresenta, como
bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado
ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional
concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes
recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre
Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não
enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: <
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio
2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da
língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância
desse uso no trecho: