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A biossegurança é o conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços resultantes de uma exposição a um agente de risco, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Sobre as medidas de biossegurança, analise as proposições abaixo. I.Para a reutilização de artigos críticos (instrumentos de corte e ponta, soluções injetáveis e roupas usadas no ato cirúrgico) é necessário que se faça corretamente a limpeza destes, a fim de se promover a remoção da sujidade. II.Em casos que ocorram exposição a fluidos corpóreos, o serviço médico deve ser imediatamente comunicado, a fim de registrar o acidente de trabalho e emitir, imediatamente, a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). III.Exposição que decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulação direta deliberada do agente biológico como objeto principal do trabalho é considerada como intenção deliberada. IV.Cada vez que houver possibilidade de contato com sangue e outros fluidos corpóreos, devem ser adotadas medidas de barreiras através dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI), denominadas de precauções universais. V.Acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos que estejam contaminados devem ser tratados como casos de emergência e devem ser iniciadas as profilaxias, logo após a ocorrência do acidente, contra as infecções pelo vírus HIV e hepatite B. Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens

LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares

Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas

do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. Alguns

especialistas e entidades preferem utilizar a sigla L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.

I.Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites

(particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias e as mialgias em diversos

locais do corpo.

II.Existem predisposições individuais que aumentam a possibilidade do trabalhador

desenvolver LER/DORT: variações congênitas do aparelho locomotor, enfermidades

associadas, estresse, distúrbios psicológicos, estilo de vida, além de fatores culturais,

sociais e econômicos.

III.A ansiedade, a depressão e outros distúrbios psicológicos podem, também, gerar ou

agravar a tensão muscular. Em muitos casos, a insatisfação com o trabalho, ou outro

componente emocional, tem sido a principal responsável pela perpetuação da

sintomatologia.

IV.A prevenção deve ser iniciada com a seleção adequada dos operários, os quais devem estar

em boas condições de saúde. A manutenção da saúde dos trabalhadores, através de um

ambiente de trabalho salubre, aplicando-se os princípios da ergonomia, somado a um

adequado estilo de vida, boa qualidade do sono, condicionamento físico e manutenção da

saúde geral, minimizará o aparecimento da LER/DORT.

V. Para realizar o diagnóstico da LER/DORT, o médico busca dados por meio da história

clínica, levando em consideração as atividades realizadas pela pessoa tanto no trabalho,

quanto no lazer. Em seguida, realiza um exame físico geral e pode solicitar exames

complementares, incluindo radiografias, ecografias, eletroneuromiografia, ressonância

magnética e exames laboratoriais para condições reumáticas.

Estão CORRETAS as proposições que constam nos itens

A exposição ocupacional a ruídos advindos do processo de trabalho pode levar o trabalhador a desenvolver alterações auditivas e/ou não auditivas. Estas, por sua vez, podem manifestar desde simples alterações a danos graves, na maioria das vezes, irreversíveis. Diante do exposto, analise as proposições abaixo. I.As alterações auditivas, podem ser classificadas em agudas, como, por exemplo, o Trauma Acústico, ou crônicas, que são os casos de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). Já entre as manifestações não auditivas, temos, por exemplo, mal estar, ansiedade, estresse, dor de cabeça, problemas gástricos, transtornos emocionais e distúrbios musculares, como as disfunções temporomandibulares. II.As principais características do ruído são: intensidade, frequência, tempo de exposição e natureza do ruído. No que diz respeito à frequência, qualquer área do espectro sonoro é capaz de desencadear problemas cocleares, tendo como mais traumatizantes os ruídos compostos pelas frequências altas. III.A PAIR é caracterizada como perda auditiva sempre sensorioneural, irreversível e unilateral. Uma vez cessada a exposição ao ruído intenso, haverá uma lenta progressão dos sintomas da PAIR e o paciente terá uma melhora em sua qualidade de vida. IV.O diagnóstico da PAIR deve ser realizado através da obtenção da anamnese ocupacional detalhada, antecedentes pessoais, exame otorrinolaringológico com ênfase na otoscopia, e exame audiométrico. O trabalhador avaliado deverá, antes do exame, ter, pelo menos, 24 horas de repouso acústico, a fim de ser evitada a detecção de uma perda auditiva temporária. V.Alguns autores relatam que a perda auditiva ocupacional poderia ser reduzida, e talvez eliminada, por meio da implantação de um programa de prevenção de perdas auditivas ocupacionais (PPPA), também conhecidos como Programas de Conservação Auditiva (PCA). Estão CORRETAS as proposições constantes nos itens

Em relação à NR-15, analise as proposições abaixo. I.Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição a determinado agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. II.O exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário base de cada categoria, equivalente a: 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo. III.No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, estes poderão ser somados para efeito de acréscimo salarial, levando-se em consideração o grau de insalubridade. Só não haverá somatório nos casos de repetição do mesmo grau de insalubridade. IV.A eliminação ou neutralização da insalubridade, através da adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância, junto à utilização de equipamento de proteção individual, determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo. V.É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre. Estão CORRETAS as proposições

Durante a jornada laboral, o trabalhador está exposto aos diversos riscos ambientais, e, para se

proteger destes que ameaçam sua saúde e segurança, faz-se necessária a utilização dos

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) preconizados pela Norma Regulamentadora (NR)

6.Sobre esse assunto, analise as proposições a seguir.

I.O EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com

a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente

em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

II.A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco,

em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem

geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de

doenças profissionais e do trabalho.

III.Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador contratar uma

consultoria por empresa especializada em Engenharia de Segurança e Saúde do

Trabalhador, a fim de selecionar o EPI adequado ao risco, mediante a orientação dada pelo

profissional tecnicamente habilitado.

IV.Podemos citar como obrigação do empregador quanto ao EPI: orientar e treinar o

trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; substituir imediatamente, quando

danificado ou extraviado, mesmo quando gerar custo adicional ao empregado;

responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.

V.Dentre as obrigações do empregado em relação ao EPI, podemos elencar: fazer uso durante

toda a jornada de trabalho e apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se

pela guarda e conservação; comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne

impróprio para uso.

Estão CORRETAS, apenas,

As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora 4, assinale a alternativa CORRETA.

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